Eles aumentam a resistência às infecções, a imunidade e melhoram intestino.
Probióticos são suplementos nutricionais formados de micro-organismos vivos.
Alguns iogurtes e leites fermentados possuem na sua composição lactobacilos vivos. Os probióticos também são encontrados em forma de cápsulas, gotas, em pó ou de quefir, formado na fermentação do leite, segundo Karin.
O quefir pode ser produzido no leite ou em água misturada com açúcar mascavo. Ele não é comercializado, doações podem ser encontradas na internet. Outra forma de consumir o probiótico citada por Karin é a qualhada natural, feita com fermento para iogurtes.
De acordo com a nutricionista, os probióticos também ajudam a prevenir diabetes, a controlar doenças cardiovasculares e a prevenir câncer de intestino. Ela inda afirma que os probióticos não têm contraindicação, mas existem tipos de baterias específicas para cada caso.
Karin ressalta que a pessoa deve consultar um profissional, para saber qual o probiótico mais indicado para o consumo. Essas substâncias ainda aumentam a resistência às infecções, melhoram a imunidade – principalmente para processos alérgicos –, além dos benefícios para o intestino.
Para proliferação dessas bactérias boas, a nutricionista explica que devemos consumir alimentos que ajudem na reação. Esses alimentos possuem substâncias conhecidas como prebióticos. Karin cita o aspargo, a raiz de chicória, a alcachofra, o alho, a cebola, a casca da maçã, a farinha de banana verde e a aveia.
Consumindo probióticos e prebióticos o organismo fica cada vez mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário