MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Após 3 anos de luta judicial, idosa de 90 anos prova que está viva


Confusão no cartório fez com que mulher fosse considerada morta.
Ela havia perdido o benefício da aposentadoria.

Do G1 Sul de Minas

Uma aposentada de 90 anos de Monte Belo, no Sul de Minas, conseguiu provar na Justiça que está viva após ter sido considerada morta devido a um erro do cartório que registrou a certidão de casamento dela. Desde 2008, Rosalina Esméria de Jesus perdeu a aposentadoria e lutava judicialmente para conseguir novamente o benefício. Nesta sexta-feira (24), a idosa enfim recebeu pela primeira vez o dinheiro da aposentadoria após a confusão.
Tudo começou em 1945 quando a idosa se casou no cartório da cidade de Areado, também no Sul de Minas. Na época, Rosalina de Jesus levou para casa uma certidão de casamento de outra pessoa com o mesmo nome. Ela e o marido Oliveira José dos Santos eram analfabetos e não perceberam o erro.
Em 2008, a mulher de mesmo nome que morava em Guaxupé morreu e a Previdência Social cancelou a aposentadoria de Rosalina.
Viúva, mãe de 9 filhos, avó de 27 netos e 16 bisnetos, a aposentada passou a viver com a ajuda dos parentes. Para voltar a receber a aposentadoria, Rosalina de Jesus obteve novos documentos.
"Por 3 anos nós não tivemos paz vendo minha mãe sofrer e ter dificuldades para resolver este problema”, comenta Roseli de Oliveira Silva, uma das filhas.
Segundo o advogado da aposentada, Paulo César Boneli, o INSS (Instituto Nacional do Serviço Social) afirmou que vai pagar os benefícios atrasados com correção. A assessoria de comunicação do órgão não soube informar a data que este valor será pago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário