MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Moradores poderão trabalhar como voluntários na Copa em Cuiabá


População poderá contribuir dando suporte e atendendo turistas em 2014.
Projeto da Fifa pretende capacitar mais de 18 mil pessoas em todo o país.

Do G1 MT

Arena Pantanal é a principal obra da Copa em Cuiabá (Foto: Reprodução/ TVCA)Arena Pantanal é uma das principais obras da Copa
em Cuiabá. (Foto: Reprodução/ TVCA)
Moradores poderão colaborar com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá e ainda dar suporte aos organizadores e atender os turistas que virão assistir aos jogos, conforme prevê um projeto da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Em todo o país, de acordo com o assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa de Mato Grosso (Secopa), Agripino Bonilha Filho, serão selecionadas ainda no primeiro semestre deste ano mais de 18 mil pessoas para atuar como voluntário.
Para trabalhar, porém, os interessados devem passar por um treinamento específico e para ir até o curso irão receber auxílios alimentação e transporte. Bonilha explica que a Fifa irá dispor de dois tipos de treinamento, um generalista, oferecido por meio de televisão, e outro especialista, destinados aos serviços de saúde, imprensa e outros que necessitem de conhecimento básico em outros idiomas.
Em Mato Grosso, a expectativa é que seja adotado um modelo semelhante ao de Minas Gerais, onde os voluntários serão lotados principalmente nos pontos de maior fluxo de turistas, como em aeroportos, terminais rodoviários, restaurantes e hotéis.
"Os voluntários oferecerão informações gerais e específicas sobre a cidade, sua economia, e sobretudo sobre o turismo, fazendo com que ele tenha disponha de um espaço livre de conhecimento facilitado," afirma.
 Já no estado, a Secopa pretende oferecer um treinamento paralelo ao da Fifa, como pontua o assessor especial do órgão. Nesse caso, voltado aos funcionários públicos que, caso manifestar interesse, receberão capacitação no período noturno em áreas como Geografia, História do Brasil e de Mato Grosso, empreendedorismo, turismo, Inglês e Espanhol.
“Nós vamos preparar 50 policiais militares de Mato Grosso e 200 funcionários públicos que espontaneamente se prestem a fazer um curso que servirá para o seu currículo funcional.” acrescenta Bonilha.
Ele afirma ainda que o curso exigirá 75% de presença nas aulas. Ainda não há data prevista para o início dos cursos. As inscrições para o programa de voluntários poderão ser realizadas no site da Fifa por meio de um link específico que deverá ser divulgado ainda neste semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário