MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

No Recife, multidão segue Camburão da Alegria na Avenida Boa Viagem


No ano em que faz vinte anos, bloco faz homenagem às mulheres.
Expectativa é que mais de 100 mil pessoas acompanhem os dez trios.

Katherine Coutinho Do G1 PE
Multidão segue o Camburão da Alegria na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)Multidão segue o Camburão da Alegria na orla de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, neste domingo
(Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)
Uma multidão se reuniu na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para acompanhar o Camburão da Alegria, que saiu por volta do meio-dia deste domingo (26). O bloco, criado para a diversão de dos bombeiros e policiais militares que não podiam brincar o carnaval por estarem trabalhando, completa 20 anos neste ano. e resolveu prestar uma homenagem às mulheres. 'Toda mulher é uma flor. Quem ama, cuida!' é o tema desse ano, buscando mostrar que os policiais também estão contra a violência contra a mulher.

Veja a galeria de fotos do bloco.
"Infelizmente, não tem mais carnaval aqui no bairro, essa é a oportunidade que as pessoas da Zona Sul têm para brincar perto de casa", afirma o presidente do bloco, coronel José Almeida. Os policiais se concentravam desde bem cedo na orla do bairro. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas acompanhem os dez trios elétricos.
A advogada Marilza Melo e a secretaria Fernanda Ferreira, que trabalha há mais de 30 anos na polícia, entraram mesmo no tema deste ano, com flores na cabeça, nas mãos e também na roupa. Fernanda mandou fazer uma camisa especial para brincar neste domingo (26) com os amigos policiais. "Essa é a nossa festa de confraternização, tem que ser especial. Esperamos o ano todo para estar aqui, juntos. É a hora do policial poder brincar", afirma Fernanda.
Antônio Bezerra costuma fazer as próprias fantasias (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)Antônio Bezerra costuma fazer as próprias fantasias
(Foto: Katherine Coutinho/G1 PE)
A criatividade dos foliões se nota através das fantasias. Alguns escolhem comprar as roupas, mas outros preferem fazer eles mesmos a fantasia que vão brincar. A dona de casa Eunita Paixão vestiu as netas de ciganas, mas resolveu fazer a própria fantasia com anéis de lata. "Eu gosto de tomar a minha cervejinha, aí fui juntando. Deu um pouco de trabalho, mas preserva a natureza e fico bonita, né?", brinca Eunita. O funcionário público Antônio Bezerra usou seu orgulho de ser pernambucano para bolar a fantasia. "Eu não perco um ano sequer o Camburão, desde que mudei de Garanhuns aqui pro Recife. Para brincar, tem que ter uma roupa especial, eu mesmo prefiro fazer, fica do jeito que quero", afirma Antônio.
Apaixonado por jornalismo, o aposentado Edvaldo Ramos fez sua própria câmera para 'filmar' os foliões que brincam no Camburão. "A reportagem faz a gente ter aquela sensação de brincar o carnaval em todo o Brasil, mas sem sair de casa", acredita Edvaldo. O mecânico Denilson Ferraz instalou uma bateria no seu buggy e o transformou em uma alegoria para brincar o carnaval. São dois bonecos, um com mais de dois metros de altura, que desfilaram junto do bloco.
O subtenente da Policia Militar Gilson Coelho de Lima vem desde o primeiro ano do Camburão da Alegria. "Depois de trabalhar muito no carnaval, é hora de brincar um pouco", acredita. Ele foi com a esposa, Ivoneide Cardoso, e o filho Leonardo Cardoso.
A dona de casa Janete de Souza vestiu as filhas em homenagem aos policiais e colocou flores no cabelo lembrando o tema desse ano, 'Toda mulher é uma flor'. "Só trabalhar ninguém aguenta, eles precisam se divertir também", defende a vendedora Jaqueline Peixoto, que saiu fantasiada de salva vidas. "O clima é muito bom, as pessoas, eu adoro", diz a amiga dela, a cabelereira Ana Cristina Portela, vestida de marinheira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário