MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

MP determina limite de horário para blocos de rua em João Pessoa


Equipamentos de som deverão ser desligados à meia-noite ou 1h.
Prévia carnavalesca começa nesta sexta-feira (10) na capital paraibana.

Karoline Zilah Do G1 PB
Bloco Muriçocas do Miramar passa pela Avenida Epitácio Pessoa (Foto: Divulgação)Bloco Muriçocas do Miramar passa pela Avenida
Epitácio Pessoa (Foto: Divulgação)
A prévia carnavalesca de João Pessoa começa oficialmente nesta sexta-feira (10). Apesar da vasta programação de blocos, os foliões e os organizadores deverão ficar atentos a uma restrição nos horários de permanência das orquestras e trios elétricos nas ruas. Nesta semana, a Associação Folia de Rua e o Ministério Público da Paraíba assinaram um termo de ajustamento de conduta (TAC) determinando o encerramento da festa dos blocos de bairro à meia-noite. Já para os blocos que têm grandes concentrações nas principais vias da capital, como Virgens de Tambaú e Muriçocas do Miramar, o som deve ser desligado à 1h.
Em entrevista ao G1, o promotor de Justiça do Cidadão de João Pessoa, Valberto Lira, explicou que a medida já foi tomada em anos anteriores e foi renovada agora com o objetivo de preservar a segurança dos foliões e a ordem pública na cidade. Antes, a tolerância era até as 2h, mas a promotoria continuou recebendo reclamações de moradores.
Segundo Valberto, este ano haverá uma tolerância de 30 minutos para a dispersão dos participantes, porém o período foi concedido como medida educativa para organizar a saida, não sendo permitido barulho de música.
A redução do horário para encerramento dos blocos foi questionada pelo presidente da Associação Folia de Rua, Raimundo Nonato Batista Filho, mas ele e outros dirigentes reivindicaram o prazo de meia hora e foram atendidos. O principal temor é de que haja engarrafamentos na dispersão e confusão para quem depende de transporte público.
O termo foi assinado por dirigentes de 31 blocos filiados à associação e representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Conselho Regional de Engenharia (Crea). Segundo o promotor, a fiscalização ficará sob a responsabilidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. "Caso a agremiação ultrapasse o horário previsto para a sua região e descumpra o acordo, os policiais poderão apreender os equipamentos usados na festa. O bloco também fica sujeito a multa no valor de R$ 10 mil", explicou Valberto Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário