MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

'Liquidificador' do Monobloco funde ritmos e muda cara do carnaval


Bloco usa base de escola de samba para reinterpretar sucessos.
Ideia inspirou onda de renovação no carnaval carioca.

Do G1, no Rio

O Monobloco é um dos novos gigantes do carnaval do Rio. O bloco, que reúne diferentes turmas durante os ensaios na Fundição Progresso, arrasta um público cada vez maior durante o carnaval. Na Praia de Copacabana, uma multidão de 150 mil pessoas já acompanhou o desfile; na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio, o número chegou a 500 mil.
Ao longo de 12 anos, o grupo criado por Pedro Luís, Mário Moura, C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim acumulou um cardápio extenso de ritmos e variações. “Tem funk, ciranda, maculelê, samba, frevo e muitos outros. Às vezes a gente pega uma levada do frevo e joga em outras e o negócio funciona. O nosso objetivo principal é colocar a galera para curtir e para dançar”, comenta Mário Moura, um dos fundadores. A ideia de reinterpretar sucessos com uma base de escola de samba fez com que o bloco gerasse "filhotes" e deslanchasse uma onda de renovação no carnaval do Rio na última década.
"Quem vai a primeira vez ao Monobloco vai a segunda, vai a terceira e vai carregar o filho, a família, não tem como não se apaixonar." 
Luiza Ribeiro, musicista
(De dezembro de 2011 a fevereiro de 2012, O G1 acompanhou parte da preparação dos principais blocos de rua do Rio. Dos grupos mais tradicionais aos mais recentes, ouvimos músicos e foliões que reescrevem a história do carnaval na cidade. O resultado você pode conferir no vídeo acima.)
A usina do som do Monobloco é a oficina. As aulas acontecem de abril a janeiro, em Copacabana, Zona Sul do Rio, todas as terças-feiras na Sala Municipal Baden Powell. Quem curte o batuque, mas não sabe tocar algum instrumento pode se inscrever. Eles oferecem duas turmas; uma de iniciante e outra para quem já teve contato com os ritmos.
O músico Celso Alvim ressalta que os alunos das oficinas viram um verdadeiro time e que eles vestem realmente a camisa do Monobloco durante o carnaval. "A gente trabalha com diferentes tipos de gente. Na batucada você pode ter pessoas de todas as idades, dos mais diversos níveis musicais, pois existem instrumentos fáceis e difíceis."
O amor da musicista Luiza Ribeiro pelo Monobloco nasceu quando ela ainda era apenas uma foliã e não tinha o domínio dos instrumentos. Ela garante que esse sentimento é contagiante: "Quem vai a primeira vez ao Monobloco vai a segunda, vai a terceira e vai carregar o filho, a família, não tem como não se apaixonar."
Serviço
Desfile: Domingo, 26/02
Percurso: Avenida Rio Branco – Centro.
Duração: 9h – 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário