MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Indicado ao Oscar 2012, Sérgio Mendes já lançou mais de 40 discos


Compositor se apresentou ao vivo em premiação da Academia em 1968.
Com 'Real in Rio', Mendes pode ser o primeiro brasileiro a vencer estatueta.

Do G1, em São Paulo

O compositor brasileiros Sérgio Mendes (Foto: Reuters)O compositor brasileiros Sérgio Mendes
(Foto: Reuters)
Indicado ao Oscar 2012 na categoria melhor canção original por "Real in Rio", parceria com Carlinhos Brown e a cantora americana Siedah Garrett, Sérgio Mendes é conhecido da nova geração pela regravação da música "Mas que nada" com a participação da banda americana Black Eyed Peas em 2006. Sua carreira, entretanto, começou em 1961 com o lançamento do disco instrumental "Dance moderno" e já conta com mais de 40 álbuns.
Nascido em 1941 em Niterói, no Rio de Janeiro, o músico iniciou sua trajetória no início da década de 60 tocando bossa nova e jazz em bares. Nesse período, além do lançamento de seus próprios discos, participou da gravação de trabalhos de nomes como Cannonball Adderley e Herbie Mann antes de se mudar para os Estados Unidos em 1964, formando o grupo Sergio Mendes & Brasil '65 e Sérgio Mendes Trio. Em 1964 e 1965, lançou, respectivamente, "Bossa Nova York" e "Brasil '65".
O que veio em seguida foi a formação do grupo Brasil '66 e o lançamento de um dos trabalhos mais bem sucedidos de sua carreira: "Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brasil 66". O álbum, que saiu pela gravadora de Herb Alpert, trouxe uma versão de "Mas que nada", de Jorge Ben, um dos principais fatores responsáveis por "Sergio Mendes & Brasil 66" conseguir excelentes números de venda e se tornar disco de platina.
Ainda nos anos 60, Mendes conseguiu mais destaque no universo musical ao se apresentar na cerimônia do Oscar em 1968, quando tocou "The look of love", de Burt Bacharach e Hal David. Sua versão da canção foi parar em 4º lugar nas paradas naquele ano. No fim da década, se apresentou na Casa Branca para o presidente americano Richard Nixon.
Continou com o lançamento de diversos discos entre os anos 70 e 80, se destacando por parcerias com nomes como Stevie Wonder ("The real thing") e Joe Pizzulo ("Never gonna let go"). Em 1993, ganhou o Grammy na categoria world music pelo disco "Brasileiro", gravado com a banda Brasil '99 no ano anterior.
Sergio Mendes (Foto: Felipe Panfili/AgNews)Sérgio Mendes ao lado do cartaz do filme 'Rio'; compositor brasileiro concorre ao Oscar com a canção 'Real in Rio' (Foto: Felipe Panfili/AgNews)
Após o disco vencedor na premiação, Sérgio Mendes gravou apenas mais um trabalho antes de lançar "Timeless", em 2006, outro trabalho de expressão em sua carreira. O álbum contou com a participação de diversos novos artistas de neo-soul, pop e hip-hop, como Justin Timberlake, Erykah Badu, Q-Tip e John Legend, além de Stevie Wonder. Mas a música de maior sucesso de "Timeless" foi a nova regravação de "Mas que nada", com a participação do Black Eyed Peas, responsável por apresentá-lo para uma nova geração. O disco mais recente do músico é "Bom tempo", de 2010.
Sérgio Mendes pode ser o primeiro brasileiro a ganhar um Oscar, caso a música "Real in Rio" seja a escolhida na categoria melhor canção original na cerimônia que acontece na noite desde domingo (26) em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário