Cinco agremiações desfilaram neste domingo no carnaval da cidade.
Enredos homenagearam a cidade, o Pantanal, o carnaval e personalidades.
Carro alegórico da Unidos da Vila Mamona, em Corumbá (Foto: Kleverton Velasques/ Prefeitura de Corumbá)A Marquês de Sapucaí abriu os desfiles. Com enredo inspirado em Corumbá e Pantanal, a escola homenageou as belezas e recursos naturais da terra pantaneira e desmontrou preocupação com os problemas ambientais causados principalmente pelos homens.
Cinco escolas do grupo de acesso desfilaram(Foto: Kleverton Velasques/ Prefeitura de Corumbá)
Uma das favoritas ao título do carnaval 2012, a Vila Mamona foi a segunda atração da primeira noite de desfiles de Corumbá. Fundada há 30 anos, em 8 de agosto de 1981, a escola se apresentou com 1,2 mil componentes na terceira noite de carnaval em Corumbá. O enrendo "Vila 30 anos - Arquitetando sonhos numa usina de emoções" proporcionou um espetáculo de arte, e criatividade das cores verde, branco e vermelho.
Durante toda a apresentação, a Vila Mamona homenageou outras escolas de samba da cidade. A Imperatriz Corumbaense foi uma das homenageadas com a ala da música divina. A Caprichosos de Corumbá, Major Gama, A Pesada, Marquês de Sapucaí, Nova Corumbá, Acadêmicos do Pantanal e a grande rival Império do Morro também foram homenageadas, cada escola com uma ala da Vila Mamona.
Mestre-sala e porta-bandeira da Marquês de Sapucaí(Foto: Clovis Neto/ Prefeitura de Corumbá)
Além da empresa de gás, os meios de comunicação e a paixão pelo cavalo árabe também foram temas das alas da Major Gama. Fundada em 05 de março de 1989, a escola repsentou durante o desfile os projetos sociais desenvolvidos pelo empresário e a importância do gás natural para a preservação do meio ambiente.
A Acadêmicos do Pantanal representou lendas, histórias e crenças que fazem parte do universo infantil. Fundada em 25 de julho de 2001, a escola levou fadas, gnomos, bruxas e princesas para a passarela do samba. As alas representavam a floresta encantada, fada da alegria, magias e o misticismo. A escola foi a quarta a se apresentar. O carro abre alas da fábrica dos sonhos da comissão de frente foi um dos destaques da apresentação.
A última escola da noite a se apresentar foi a Imperatriz Corumbaese. A escola, fundada em 22 de fevereiro de 2007, é a mais nova agremiação de Corumbá e homenageou um ícone da cultura pantaneira, Heloisa Helena da Costa Urt. Falecida em novembro de 2011, Heloisa Urt foi diretora da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal e responsável pelo carnaval de Corumbá.
Carro alegórico da Acadêmicos do Pantanal nodesfile (Foto: Clovis Neto/ Prefeitura de Corumbá)
A comissão de frente composta por palhaços, colombinas, marinheiros e uma máquina "lambe-lambe" relembrou os carnavais de antigamente. A cultura corumbaense também foi homenageada através das chalanas, viola de cocho e a festa do Arraial do banho de São João.
Nesta segunda-feira (20), mais cinco escolas de samba do grupo especial desfilarão em Corumbá. A Estação Primeira do Pantanal, Caprichosos de Corumbá, A Pesada, Mocidade Independente da Nova Corumbá e Império do Morro se apresentam a partir das 20h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário