MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Em GO, pacientes enfrentam fila para conseguir marcar exames no HC


Idosa de 65 anos tenta marcar procedimento há aproximadamente 1 ano.
SMS garante que tomará providências sobre demora no atendimento.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Comente agora
Mesmo após enfrentar fila, usuários que dependem do sistema público de saúde têm dificuldades para conseguir marcar exames no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia. Antônia dos Santos, de 65 anos, sofre de osteoporose e está a aproximadamente um ano tentando realizar um tratamento médico. “Tenho que fazer o chequinho para tentar conseguir realizar os exames. Muitas vezes chego ao guichê e eles dizem que não tem como fazer o procedimento”, relata a dona de casa.
Além disso, os usuários reclamam da falta de orientação dos funcionários da unidade de saúde. A dona de casa Neusa de Matos chegou no Hospital das Clínicas, às 19h, da última terça-feira (31), com intuito de marcar um exame para filha, que aguarda para realizar uma cirurgia no intestino, mas a autorização não foi cedida. “Quando chegou a minha vez de ser atendida eles disseram que o procedimento só será feito após entrar em processo com o pedido na secretaria de saúde de Aparecida de Goiânia”, lamenta.
Caos
Desde agosto de 2011, a TV Anhanguera acompanha o drama de quem depende do sistema público de saúde, na capital. No último mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou uma equipe de triagem para melhorar o atendimento, porém, nesta quarta-feira os usuários afirmaram que não havia nenhuma pessoa oferecendo orientações. “Ninguém informa nada aqui. Uma senhora que também aguardava pra ser atendida que improvisou uma senha”, relata o pedreiro Anderson Souza.
Providências
De acordo com o diretor de avaliação e regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Machado de Araújo, o órgão não orienta os usuários a pegarem fila no primeiro dia de cada mês. “Iremos orientar os funcionários a falarem para os pacientes que o vale exame pode ser retirado a qualquer dia. Não orientamos ninguém vir no início do mês”, salienta Fernando Machado de Araújo.
Segundo ele, a SMS assume o compromisso de tentar evitar filas no próximo mês de março. “Se o paciente estiver com o vale exame ele pode direcionar para qualquer unidade de saúde mais próxima. Faço questão de voltar no próximo dia 1º de março para conferir se há fila no Hospital das Clínicas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário