MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dizer 'hoje, não' em vez de 'só hoje' é dica para fugir das tentações à mesa


Especialistas ensinam a não 'comer com os olhos' e moderar nas folgas.
Sono após a refeição é normal porque o sangue se concentra no abdômen.

Do G1, em São Paulo

Aproveitar a folga para descansar e experimentar alimentos diferentes e calóricos é bastante comum. Neste carnaval, muita gente também acaba “comendo com os olhos”, já que a comida desperta uma sensação de prazer. O açúcar e a gordura, principalmente, estão relacionados com a liberação de serotonina, hormônio que promove bem-estar ao organismo.
Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Patrícia Bertolucci, a beleza dos pratos e o tamanho das mesas de restaurantes e festas podem nos enganar e fazer consumir muito mais do que estamos acostumados. Por isso, é importante prestar atenção na composição do menu e não ficar em jejum por muito tempo, pois isso aumenta a tendência de exageros.
Além disso, os especialistas também deram dicas de misturar alimentos naturais de cores variadas e dormir um pouco depois do almoço. Essas sugestões valem também para quem reservou o tempo livre para embarcar num cruzeiro marítimo, por exemplo. A equipe do programa conheceu um casal que, a bordo do navio, tentou equilibrar com exercícios os excessos cometidos à mesa.
Hoje, não
Halpern e Patrícia destacaram que a “escapadinha” diária custa caro à saúde e à silhueta. Em vez de dizer “só hoje”, o indivíduo deveria começar a falar “hoje não”, para poder se controlar melhor e fugir das tentações.
O grande problema, de acordo com os especialistas, não é sair da linha numa viagem, mas no restante do ano. Se você comer um croissant, uma porção de bolachas recheadas, pães de queijo ou chocolate a mais todo dia, pode significar de 2 kg a 4 kg extras por ano. Em uma década, você acumulará 15 kg só por conta desses “deslizes”.
Os convidados explicaram, ainda, que o prazer passa, mas a gordura fica. E o que engorda é a caloria que a pessoa come e não gasta – por isso é tão importante se movimentar, sem precisar necessariamente ir à academia. Quem se alimenta muito rápido também acaba passando do limite com mais facilidade.
O sono depois de comer
Quando fazemos uma refeição, o corpo se esforça para digerir tudo. O sangue das artérias se direciona para o estômago e o intestino, onde o organismo precisa de energia para fazer os órgãos funcionarem.
Com esse fluxo sanguíneo, a circulação e o oxigênio no cérebro diminuem. Assim, ficamos um pouco sonolentos, com aquela preguiça. E, quanto maior o prato, mais empenho o corpo terá, mais sangue será deslocado e mais sono a pessoa vai sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário