MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Clínicas particulares recebem vacina contra a meningite


Cinco pessoas já morreram com meningite em Sergipe neste ano.
Pais lotaram uma clínica para garantir a imunidade da família.

Do G1 SE

Após um período com o estoque de vacinas contra a meningite nas clínicas particulares de Aracaju, esgotado, as doses chegaram e os pais lotaram uma das clínicas para garantir a imunidade da família.

Mais uma mulher morreu no último fim de semana com meningite. O corpo da vítima foi sepultado no domingo (12), no município de Areia Branca, localizado a 36 Km de Aracaju. Somente neste ano, a Secretaria de Estado de Saúde – SES – confirma cinco óbitos em decorrência da doença. Em 2011 foram sete mortes e, no ano anterior, oito casos fatais da doença meningocócica (DM).
De acordo com Marco Aurélio, infectologista da SES, não há motivo para pânico, pois a situação está sob controle. "Na capital, os casos são esporádicos e não têm vínculo epidemiológico entre eles. No povoado Junco, por exemplo, não apareceram mais casos por conta do tratamento com as pessoas que tiveram contato direto com as pessoas infectadas no surto localizado".

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde informou que a vacina contra a meningite meningocócica, que é a forma mais grave da doença, faz parte do calendário anual de vacinação do Ministério da Saúde desde o ano passado. Mas essa vacina específica é destinada apenas a crianças de até um ano de idade. Já a outra vacina, voltada para a faixa etária de dois meses a dois anos, combate apenas as outras formas da meningite.

A secretaria disse que os profissionais da área utilizam equipamentos de segurança no ambiente de trabalho, como máscaras e luvas. Por essa razão, não precisam receber a vacina. Mas aqueles profissionais que comprovarem o contato direto com pessoas infectadas com a meningite, têm direito a receber antibióticos.

Um comentário:

  1. e preciso cuidar da saúde o governo bem que poderia colocar as vacinas de meningite e hpv e pneomonia de graça no calendário publico

    ResponderExcluir