MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

'Carnaval em Pauta' discute o mercado da folia em Pernambuco


Mesas de debate contam com presença de profissionais da área.
Oficinas de fantasia e de música completam a programação do evento.

Do G1 PE

Antônio Gutierrez (Foto: Caroline Bittencourt / Divulgação)Antônio Gutierrez  é o produtor do Rec-Beat
(Foto: Caroline Bittencourt / Divulgação)
Carnaval é brincadeira, mas também é coisa séria, que precisa ser analisada e refletida. De segunda-feira (13) até a quinta-feira (16), o evento ‘Carnaval em Pauta’ pretende discutir com profissionais da área como é feito o carnaval na prática. Além disso, a programação conta também com duas oficinas, uma para os pequenos e outra para quem quer aprender a fazer fantasias.
O debate da segunda é sobre como funciona a curadoria no carnaval, ou seja, como são escolhidas as atrações, por exemplo. A mesa é composta por Tiago Megale, integrante da equipe da Prefeitura do Recife, do diretor executivo da Secretaria Estadual de Cultura, Beto Rezende, e do produtor e curador do Rec-Beat, Antonio Gutierrez, e tem mediação da curadora e mestre em crítica de arte Tathianna Nunes.
“Esse é o momento de pensarmos um pouco em como podemos avançar nas nossas festas. A gente precisa ver o carnaval como uma indústria, que gera empregos, mas sem perder a espontaneidade”, defende Gutierrez. Porém, pensar como indústria não significa burocratizar a festa. “Uma coisa que me preocupo muito é que o carnaval continue sendo espontâneo, com os blocos, suas troças, as fantasias, que são a nossa grande diferença”, acredita.
Na terça (14), a discussão da vez são as prévias de carnaval. “Esse é um segmento que cresce cada vez mais. Se a gente conseguir aprimorar a nossa forma de fazer a folia, vai se firmar cada vez mais diante do resto do país e do mundo”, pondera Gutierrez. O papo vai contar com a presença dos produtores Dani Hoover, do Guaiamum Treloso, Chris Garrido, do baile I Love Cafusú, e o DJ Baiano, da prévia Enquanto Isso na Sala da Justiça. O locutor e jornalista Jarmeson de Lima fica como mediador.
Fadas Magrinhas (Foto: Divulgação)Gêmeas Lulu e Aninha Araújo dão oficina de
música para crianças (Foto: Divulgação)
Os outros dias do ‘Carnaval em Pauta’ são voltados para as oficinas. A estilista Carol Azevedo, uma apaixonada por fantasias de carnaval, vai dar dicas de como criar fantasias, na quarta (15). A segunda oficina é um encontro musical com as gêmeas Lulu e Aninha Araújo. Batuques, pandeiros, violas, entre outros instrumentos, recriam os sons das marchinhas de carnaval que animaram gerações. Para participar, os pequenos foliões precisam levar seus instrumentos musicais.
Serviço:
Carnaval em Pauta
13 a 16 de fevereiro, 18h às 21h
Livraria Cultura - Recife Antigo
Acesso gratuito
Informações: (81) 3231-3422

Nenhum comentário:

Postar um comentário