MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

União dos Palmares é mais uma cidade com surto de diarreia em AL


Um bebê de seis meses morreu, nesta quarta-feira (12), vítima da doença.
Em apenas 15 dias, 235 casos foram registrados no município.

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

União dos palamres é mais uma cidade com registro de surto de diarreia. De acordo com a Secretária de Saúde de União dos Palmares, Carla Theresa Borba Leite, em apenas 15 dias foram notificados 235 casos na cidade.
Nesta quarta-feira (12), um bebê de apenas seis meses foi enterrado em União dos Palmares, vítima da doença.
Entre as causas da morte, informadas no laudo do serviço de verificação de óbitos, estão desidratação, infecção intestinal e distúrbio metabólico. A trabalhadora rural Maria José da Silva, mãe da criança, diz que os sintomas começaram na madrugada da última terça (11). Ela conta que procurou atendimento médico na comunidade Muquén, onde mora, mas não conseguiu e voltou com o filho para casa.
“Eu procurei o posto, mas quando cheguei lá a médica não estava atendendo mais. Eu voltei para casa, e ele piorou. Eu levei para o hospital, mas ele faleceu no caminho ”, relata Maria José.
As casas da região fazem parte do Programa de Reconstrução para vítimas da enchente de 2010, e foram entregues há dois meses. Apesar da comunidade ter uma caixa d'água, a presidente da associação de moradores, Maria das Dores Cavalcantes, relata que o abestecimento é precário e que os moradores são obrigados a consumir a água de reservatórios, sem nenhum tratamento.
"A água passa semanas e mais semanas sem chegar na torneira, e a comunidade está ficando à mercê. O abastecimento está vindo de poços", conta Maria das Dores.
"Nos lugares onde tem PSF [Programa de Saúde da Família], essas pessoas serão atendidas nos PSFs. E nos casos mais graves serão encaminhados aos hospitais. Nós estamos também abrindo uma unidade de saúde 24 horas, a partir de amanhã (13) para dar suporte ao hospital, que já tem uma demana grande", explica a secretária de Saúde do município.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Maria Elisabeth Rocha, 18 cidades de Alagoas enfrentam uma epidemia de diarreia. Outras 11, surto. Ainda segundo a diretoria, estão sendo feitos exames para tentar identificar o agente causador da doença, mas como os municípios ficam em regiões diferentes, isso atrapalha os trabalhos.
"Por isso que chama virose, é um agente que nós não estamos conseguindo identificar. Precisamos ter um cuidado especial com crianças e idosos, porque podemos ter óbitos", expôe a diretora.
A diretora afirma que o período chuvoso influencia noo aumento de casos. “É um período em que há uma mudança climática. A gente tem uma série de situações que contribuem para o aumento dos casos, mas algumas cidades estão ultrapassando essa média histórica, e registrando um número bem acima do esperado”, completa.
A assessoria do Programa de Reconstrução da enchente informou que não conseguiu contato com os representantes do programa para falar sobre a má qualidade da água

Nenhum comentário:

Postar um comentário