MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Produtos para alisamentos têm excesso de formol, diz Vigilância


Vigilância Sanitária vai recolher produtos a partir de terça-feira (25).
Amostras foram recolhidas de produtos usados em salões de Curitiba.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Oito produtos utilizados para alisamento capilar nas principais redes de salão de beleza de Curitiba apresentaram índices de formol maiores do que o permitido pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), de acordo com levantamento realizado por técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e divulgado nesta segunda-feira (24).  A concentração do formol em alguns produtos chegou a ser até 48 vezes maior do que o permitido.
Das 11 amostras coletadas, além das oito que apresentavam quantidades superiores ao que é permitido pela Anvisa, que é de 0,2%, três estavam com a rotulagem em desconformidade com as normas estabelecidas.
A Prefeitura de Curitiba informou que a coleta das amostras foi feita em dezembro de 2012 e o resultado ficou pronto na sexta-feira (21). O diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Armando Herthal, explicou que não existem níveis seguros para a exposição ao formol e, por isso, é fundamental que usuários e trabalhadores estejam atentos para não utilizar esses produtos que, em alguns casos, podem causar doenças graves.
Irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda de cabelo, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz estão entre os principais malefícios causados pela utilização inadequada do formol. Já o uso contínuo dos produtos pode também causar boca amarga, dores de barrigas, enjoos, vômitos, desmaios, feridas na boca, narina e olhos, e câncer nas vias aéreas superiores: nariz, faringe, laringe, traqueia e brônquios – podendo levar à morte.
Os proprietários de salões de beleza de Curitiba foram comunicados nesta segunda-feira pela Vigilância Sanitária Municipal, que vai fazer o recolhimento dos produtos que ainda estão no mercado a partir de terça-feira (25).
Confira a lista dos produtos reprovados:
-Tratamento Capilar Marroquino Cítrico (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.)
-Máscara Reconstrutora Catiônica Lindorel (Le Pieri Cosméticas Ltda.)
-Lisse Tratamento Capilar Europeu Etapa 2 (Peniel)
-Nectariumanti-volume 2 (Alzira MannrichKindlein ME)
-Kera-X Restauração Instantânea – Agi Max (RH Cosméticos)
-Tratamento de Queratina Boost K Hair (MilevaGroupe)
-Tratamento Capilar Marroquino Inoar (Biotype Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.)
-Recondicionador Térmico Express London (Mary Hill Perfumes Ltda.)
-Gel Redutor Suaviza Cachos e Volumes (Eiffel Cosméticos)
-Condicionador Tratamento Progressivo Elegance/Sofistik In Hair (Alquiminas Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.)
-Selante Máscara Reconstrutora/Eiffel Cosméticos (Farmoderm Cosméticos Ltda.)
A RH Cosméticos informou, por meio de nota, que todos os produtos atendem as normas e exigências previstas pela Anvissa e que a substância anunciada no rótulo atende à função de conservante no limite máximo de 0,2%, conforme o permitido. A empresa afirmou que “os produtos são dermatologicamente testados e que não causam irritação cutânea primária e acumulada, não induzem processo de sensibilização cutânea e, também, não induzem processo de fotoalergia nem fototoxidade”.
Já a empresa Inoar relatou, também por meio de nota, que foi notificada apenas as 17h21 desta segunda-feira, que os produtos prezam pela qualidade e que o lote do produto vai ser enviado para análise, pois “todos os produtos da empresa são elaborados de acordo com as norma da Anvisa”.
Em nota, a empresa Le Pieri Cosméticos Ltda comunicou que não faz uso do formol em nenhum dos produtos. “Ressaltamos que a Máscara Catiônica Lindorel, bem como seus demais itens não contém tal componente em sua formulação”.
A empresa Mary Hill Perfumes Ltda foi procurada, mas, até a publicação dessa matéria, não havia retornado.
O G1 não conseguiu contatos com as demais empresas – Peniel, Alzira MannrichKindlein ME, MilevaGroup, Eiffel Cosméticos, Alquiminas Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., e Farmoderm Cosméticos Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário