MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Produção maior derruba o preço da bucha vegetal em Minas Gerais


Agricultores do sul do estado fazem a colheita da bucha vegetal.
Safra cresceu bastante nos últimos anos e agora o preço caiu.

Do Globo Rural

O cultivo da bucha vegetal é tradicional em Inconfidentes, no sul de Minas Gerais, onde a cultura é mantida, principalmente, por pequenos agricultores.
Quando o tempo ajuda, com boas chuvas durante o verão, as plantas chegam a atingir 45 centímetros, mas o problema nesta safra foi o granizo. Ismael Jacinto colheu cinco mil dúzias de bucha, praticamente a metade do que esperava nos 10 hectares.
Quem conseguiu colher melhor, como Gilberto Delló, não tem do que reclamar. Incentivado pela crescente demanda, nos últimos três anos, o agricultor mais do que dobrou a área plantada. A lavoura passou de 11 para 26 hectares.
A produção de bucha vegetal foi acima da expectativa, de acordo com os produtores, a lavoura recebeu muita água e choveu mais que o esperado no ano passado.
Com muito produto no mercado, o valor pago pela bucha diminuiu. Ismael lamenta porque mesmo com menos produto, o preço não está compensando. “Pelo investimento que fizemos, teríamos que estar vendendo por R$ 60 ou R$ 70 a dúzia”, diz.
A solução encontrada por Gilberto foi cortar e armazenar a bucha. Processada, ele consegue preços melhores e também tem tempo para esperar a valorização do produto. “É como um dinheiro que está guardado, não precisa se apavorar para vender”, diz.
Minas Gerais é o principal produtor de bucha do país, com 50% da safra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário