Verduras controlam o funcionamento do intestino.
"O Arroz com feijão é um prato saudável e completo", diz especialista.
Grande parte da alimentação da bióloga Lucimar Araújo é composta por frutas e verduras. "Os derivados do leite e a carne não fazem tão bem para o meu organismo. Então, para a minha rotina, eu prefiro realmente alimentos mais leves", diz.
Esses alimentos também estão na lista dos que ajudam a baixar a taxa de triglicerídeo e de colesterol. Assim como a abóbora, o azeite de oliva extra virgem, o salmão, todo o peixe de água fria, sardinha, atum e vegetais verde-escuro.
Os brasileiríssimos feijão com arroz ainda são a preferência nas refeições. Afonso diz que o 'famigerado' prato tem enorme valor nutricional. "50% das calorias que nós ingerimos devem ser provenientes do carboidratos. O arroz é uma boa fonte de carboidrato. O Arroz com feijão é um prato muito saudável e completo. É rico em proteína, além de carboidrato", garante.
A composição de um prato perfeito e saudável, segundo o nutricionista, também inclui proteínas. "Essa fonte pode ser uma carne. Sempre variando o tipo da carne, sem consumir a carne vermelha todos os dias, variando com peixe ou com frango. Outra fonte de proteína que pode ser incluída, se a pessoa estiver desnutrida ou estiver fazendo uma atividade física muito intensa, é o ovo", explica.
Perder peso no ritmo certo
Wilson Afonso alerta para o perigo da perda de peso de forma brusca. "Perder peso rápido só em situação de emergência. No caso de uma cirurgia programada, por exemplo. Se não for emergência, o certo é uma reeducação alimentar. É reduzir frituras, evitando o uso excessivo de doce na sua alimentação, substituindo açúcar por adoçante", explica.
Colaborou Evely Dias e Bruno Cássio, da TV Acre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário