MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MP detecta irregularidades no Hospital da Criança e no Socorrão I


Problemas foram constatados em vistoria realizada ontem (11).
Promotora de Justiça da Saúde Glória Mafra deu prazo para providências.

Do G1 MA

Hospital Socorrão I (Foto: De Jesus/O Estado)96 pacientes estão nos corredores do Socorrão I
(Foto: De Jesus/O Estado)
Uma vistoria do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) realizada na manhã de ontem (11) encontrou irregularidades nos hospitais Dr. Amaral de Matos (Hospital da Criança) e no Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís. A informação é da edição desta quarta-feira (12), do jornal O Estado do Maranhão.
De acordo com jornal, foram encontrados problemas como falta de materiais de trabalho, de profissionais, e de medicamentos e equipamentos parados. Durante visita ao Socorrão I, chamou atenção da promotora Glória Mafra, titular da Promotoria de Justiça da Saúde, o setor de esterilização de material médico, que funciona irregularmente. O MP ainda contabilizou 96 pacientes instalados em macas nos corredores dos hospitais.
No Hospital da Criança, a inspeção averiguou a situação no que diz respeito ao atendimento aos pacientes, equipamentos médicos, quadro de profissionais, higienização dos ambientes, entre outros pontos. A promotora constatou problemas em diversos setores do hospital e deu prazo de 48 horas para a resolução de algumas das pendências. Caso contrário, o MP-MA pode ajuizar ação civil pública contra a Prefeitura de São Luís, responsável pela gestão da unidade.
Foi observada também a falta de profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, para atender a demanda de pacientes; a ausência de medicamentos essenciais como analgésicos e antitérmicos, por exemplo; o fato de funcionários estarem trabalhando e manuseando equipamentos e alimentos sem os cuidados ou então sem as proteções necessárias e a condição do lactário – onde são feitas as refeições das crianças internadas –, que não estava funcionando e a comida tem sido servida na cozinha do hospital. Além disso, alguns respiradores foram encontrados desativados, o que prejudica o atendimento às crianças.
Em nota enviada ao jornal, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) ressaltou que já realizou diversas melhorias no Hospital da Criança no último mês. A unidade ganhou 17 poltronas reclináveis, isolamento e climatização com divisórias e vidro na entrada principal do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), mesas e cadeiras para atendimento médico, cadeiras tipo longarinas para sala de espera, novos porta-soros, carros para transporte de medicamentos, bombas de infusão, focos cirúrgicos, cadeiras plásticas, dentre outros materiais. Com a finalização de processos de licitação, também serão realizados reformas e reparos no hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário