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quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mercedes-Benz começa a produzir o novo Classe S


Modelo top de linha sai da fábrica de Sindelfingen, na Alemanha.
Local recebeu mais de 1 bilhão de euros para melhorias.

Do G1, em São Paulo

Mercedes-Benz Classe S (Foto: Marijan Murat/AFP)Primeiro Classe S da nova geração produzido em Sindelfingen (Foto: Marijan Murat/AFP)
A Mercedes-Benz inaugurou nesta quarta-feira (12) a produção da nova geração do Classe S na fábrica de Sindelfingen, na Alemanha. Para acomodar a linha do sedã mais top da montadora, a planta recebe, desde 2011, investimentos para melhorias na carroceria, estamparia e montagem que totalizarão cerca de 1 bilhão de euros até o ano que vem. Ela será a única a produzir os carros da gama.
Já em pré-venda na Europa, o Classe S será lançado lá no dia 20 de julho e traz uma série de novidades que mexeram com o processo de produção, entre elas o fato de ser o primeiro modelo de larga escala da marca com teto em alumínio, o que contribui para a deixar o carro mais leve.
A montadora alemã diz que conseguiu otimizar a produção de tal forma que cada veículo consumirá 20% menos energia elétrica para ser fabricado.
Mercedes-Benz Classe S  S 350 BlueTec (Foto: Divulgação) Classe S S 350 BlueTec (Foto: Divulgação)
A  montadora afirma que todas as versões são produzidas a partir de um processo eficiente e flexível, e que os opcionais são tantos que serão difícil um Classe S ser idêntico a outro.
"Com suas muitas inovações, o Classe S é o porta-estandarte do progresso automotivo. E nossa produção quebra padrões: nós a fizemos em linha com o futuro, implementando novos processos para a fabricação do modelo", diz Andreas Renschler, diretor da Daimler.
A sexta geração do Classe S será vendida em quatro versões: uma a gasolina, duas híbridas (um motor a combustão e outro elétrico) e uma a diesel. A S500, a gasolina, conta com motor de 4.6 litros, chega a 455 hp de potência a a 5.250 rpm. O diesel S350 BlueTec é um bloco de 3.0 l que desenvolve até 258 hp a 3.600 rpm.
As versões híbridas são uma a gasolina e outra a diesel. A primeira, S400 Hybrid, conta com motor de 3.5 l a combustão combinado a um elétrico. A potência dos dois chega a 245 kW a a 6.500 rpm.
A S350 BlueTEC Hybrid utiliza um bloco 2.0 e o motor elétrico para alcançar 170 kW a 4.200 rpm. A velocidade máxima de todas as versões é de 250 km/h, exceto a da híbrida a diesel, que é de 240 km/l.
Haverá uma versão com entre-eixos mais longo, que permite mais espaço no banco de trás.
A fabricante anunciou que o carro é o primeiro a dispensar totalmente o uso de lâmpadas, adotando apenas LEDs interna e externamente.
A planta de Sindelfingen é a maior do Grupo Daimler e é voltada aos modelos mais luxuosos. Em 2012, com cerca de 22 mil trabalhadores, saíram das linhas de montagem dessa fábrica 420 mil carros, incluindo o Classe C,  Classe E, o antigo Classe S, além de CL, CLS, CLS Shooting Brake e SLS AMG.

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