MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Manifestantes fecham avenida da praia em Santos


Grupo é contra o aumento nas tarifas de ônibus no litoral de São Paulo.
Manifestantes deitaram no chão durante o protesto.

Do G1 Santos

Manifestantes realizam novo protesto em Santos (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)Centenas de pessoas participam do protesto (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)
Um grupo com centenas de pessoas se reuniu na Praça da Independência em Santos, no litoral de São Paulo, no final da tarde desta sexta-feira (14), para protestar contra o aumento no valor das passagens de ônibus na Baixada Santista. O grupo combinou a ação pelas redes sociais, e o destino final da passeata é o limite de município entre as cidades de Santos e São Vicente.
Manifestantes realizam novo protesto em Santos (Foto: Leandro Campos/G1)Manifestantes se reuniram na Praça da
Independência (Foto: Leandro Campos/G1)
Com cartazes e apitos, centenas de manifestantes chegaram até a Praça por volta das 17h para o segundo dia de protesto. O grupo pede a redução das tarifas dos coletivos intermunicipais, justiça e faz crítica a ação dos policiais militares em São Paulo, e também aos políticos corruptos. Em um dos cartazes os manifestantes escreveram: "Se a tarifa não abaixar, Santos vai parar". O grupo também é contra a obrigatoriedade do cartão-transporte na cidade.

A cidade de Santos ainda não teve reajuste nas tarifas dos ônibus municipais, e segundo a Prefeitura da cidade, a planilha de custos segue em análise pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e não há definição de valores de tarifa. O último reajuste na cidade aconteceu  em 22 janeiro de 2012, quando passou de R$ 2,65 para os atuais R$ 2,90. As linhas intermunicipais, que ligam as nove cidades da Baixada Santista, tiveram reajuste nas tarifas no úlitmo dia 2. Os manifestantes pedem passe livre para estudantes, desempregados e trabalhadores.
O grupo chegou até avenida da praia às 18h, e seguiram em direção ao limite de município, conhecido como "Divisa". O trânsito no local foi interditado, nos dois sentidos, e os motoristas devem evitar a região entre a Avenida Ana Costa, perto da praia e o Canal 1. Até o momento não foi registrado nenhum ato de vandalismo.

A Polícia Militar e os agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão acompanhado o grupo. Além do apitaço, os manifestantes gritam em coro algumas frases. O grupo protesta contra a realização da Copa do Mundo no Brasil e também contra o prefeito de Santos. "Copa não, nós queremos saúde e educação", e também "Barbosa (sobrenome do prefeito de Santos) você não me engana, seu mensalão é a Piracicabana".

Primeiro dia
No final da tarde de quinta-feira (13), cerca de 300 pessoas participaram do protesto que aconteceu no Centro de Santos. Os manifestantes iniciaram a passeata na Praça Mauá, seguiram para rodoviária e entraram na Câmara dos Vereadores, onde a sessão foi interrompida. Em seguida eles voltaram para a Praça, onde o governador Geraldo Alckmin estava dentro da Prefeitura de Santos, e pediram para conversar com ele. Como o pedido não foi atendido, eles voltaram para a rodoviária e encerram a manifestação.
Manifestantes fecham a avenida da praia nos dois sentidos em Santos (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)Manifestantes fecham a avenida da praia nos dois sentidos em Santos (Foto: Cristiane Amaral/TV Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário