MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de junho de 2013

MAIS UM ABSURDO NA CAÓTICA SAÚDE DO BRASIL

Idoso espera por cirurgia na bacia há mais de cinco anos, no Rio

Jorildo Dias, de 68 anos, é o número 128 na fila do Instituto de Traumatologia.
Into informou que a demanda é grande e que há 282 pacientes na fila.

Do G1 Rio

Um idoso aguarda há mais de cinco anos por uma cirurgia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Zona Portuária do Rio. Seu Jorildo Dias Pacheco, de 68 anos, é o número 128 na fila e precisa recolocar uma prótese entre a bacia e o fêmur. O paciente já quase não consegue andar, como mostrou o RJTV deste sábado (1). "Cada dia que passa a situação vem se complicando. Eu não como, quase não durmo e não vou ao banheiro", desabafou o aposentado.
O pedido de exame foi feito no Hospital Universitário do Fundão em dezembro de 2007. Na mesma época, Seu Jorildo foi encaminhado para o Into, onde encontrou uma grande fila.
“O que a gente ouve é que só tem que aguardar, ninguém tem uma posição definitiva. A gente está angustiada com essa espera, porque é uma espera que não há um horizonte”, desabafou a filha do idoso,  Juliana Dias.
Queda em casa
Para piorar a situação, há 24 dias ele sofreu uma queda em casa, fraturou o fêmur e foi levado para o Hospital Evandro Freire, na Ilha do Governador. A família disse que Seu Jorildo fez radiografia e tem tomado remédios. Segundo familiares, os próprios médicos já alertaram para a urgência da cirurgia no Into. “Ao invés de ter um problema ele está ganhando vários problemas. A situação dele está se complicando, o joelho está inchado e não há medicamento que resolva essa situação”, afirmou Juliana.
Enquanto esperam a cirurgia, as filhas de Seu Jorildo tentam acreditar na própria promessa que fizeram ao pai. “Ontem mesmo ele falou pra mim: será que eu vou ficar aqui até eu morrer? E nós como filhas falamos 'não pai, nós vamos tentar ajudar o senhor em tudo que for possível'”, disse emocionada a filha Josélia Dias.

282 pacientes na fila
O Into confirmou neste sábado (1º) que Seu Jorildo é o 128 da lista de espera.  Segundo o Instituto, a lista é definida de acordo com a data do pedido e a indicação cirúrgica. Ainda segundo o Into, multirões são feitos na tentativa de acelerar a fila, mas a demanda é muito grande, pois eles recebem pacientes de todo o país. Ao todo, 282 pacientes esperam por uma cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário