MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Maiores empresas de turismo do país faturaram 13,1% a mais em 2012


Promotoras de eventos e agências de viagem puxaram crescimento.
Pesquisa encomendada pelo governo foi feita com 80 companhias do setor.

Do G1, em São Paulo

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Ministério do Turismo revela que o setor de turismo no Brasil faturou 13,1% a mais em 2012 do que no ano anterior.
Os dados são da nona edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, encomendada pelo ministério à Fundação Getúlio Vargas. Foram levadas em conta as 80 maiores empresas do setor no Brasil, de nove setores, que representam cerca de 22% da economia do turismo no país.
Juntas, elas faturaram no ano passado R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros.
No Riocentro, emprsas de telecomonicações expõe seus produtos e serviços na Futurecom (Foto: Lilian Quaino/G1)Feira no Riocentro; setor de eventos e feiras foi um
dos que mais cresceram em 2012
(Foto: Lilian Quaino/G1)
O maior crescimento foi alcançado por organizadoras de eventos e promotores de feiras, que tiveram um aumento no faturamento 23,2% e 14,9%, respectivamente, no período de um ano.
Agências de viagem e hotéis também puxaram o crescimento para cima, faturando, respectivamente, 21,9% e 14,6% a mais do que no ano anterior.
Preços
Para 2013, a expectativa é que as empresas aumentem os preços, mas menos do que em 2012. No ano passado, essa elevação foi de 9,6% (acima da inflação medida pelo IPCA, que foi de 5,84%), e para este ano espera-se que seja de 3,8%.
A elevação dos custos ficou em 12% no ano passado, e para 2013 o aumento esperado é de 4,7%.
Todas as empresas afirmaram que pretendem investir neste ano – 13,3% do faturamento, em média. Elas esperam faturar em 2013 7,5% a mais do que no ano passado.
De acordo com o governo, entre os fatores apontados pelos empresários para o otimismo estão o aumento no número de turistas estrangeiros devido à maior exposição do país, a terceirização da frota (no caso de locadoras de veículos), a expansão dos eventos em cidades de médio e pequeno porte e a expansão da oferta de voos regionais e da taxa de ocupação das aeronaves.
Demissões nas aéreas
A pesquisa mostrou também o impacto da onda de demissões vivida pelo setor aéreo em 2012: mesmo com uma média de 4,1% de aumento no número de funcionários das empresas do setor de turismo em 2012, o quadro de funcionários das companhias desse ramo de atividade teve queda de 0,1%.
As empresas de turismo receptivo também reduziram seu quadro de pessoal, em 1,4%.
Os setores que mais contrataram em 2012 foram os organizadores de evento, com 10,5% de aumento, as agências, com 10,5%, e os promotores de feiras, com 10,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário