MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Índios ocupam fazendas na região de Buerarema, no sul da Bahia


Indígenas estão em pelo menos seis fazendas de Ribeirão da Luzia.
Polícia informou que índios querem que Justiça dê direito às áreas.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz
Pelos menos seis fazendas na região conhecida como Ribeirão da Luzia, em Buerarema, região sul da Bahia, foram ocupadas por cerca de 100 índios tupinambás desde a manhã de quinta-feira (6).
Os índios que fizeram a ocupação não querem falar sobre o assunto, apenas dizem que cumprem ordens do cacique, que não está na região.
A Polícia Federal informou que existe um processo de demarcação de terras que ainda não foi julgado, mas que os indígenas já estariam considerando como deles a região. A Fundação Nacional do Índio (Funai) foi procurada para dar detalhes sobre os processos, mas ninguém havia sido encontrado até o fechamento desta reportagem.
Os donos dos terrenos ocupados dizem que não podem se aproximar das propriedades. "Tinham 50 caixas de cacau e nos pés ainda para colher. Ele disse que não era para nenhum herdeiro entrar, que só o administrador poderia entrar se quisesse tirar alguma coisa de lá, mas nós estávamos impedidos de entrar", afirma Maria da Conceição, uma das proprietárias da fazenda Conjunto Trindade, ocupada pelos índios.
Os índios estão a cerca de 200 metros da roça do agricultor Adenilson dos Santos, que teme que a propriedade também seja ocupada. "Se perder aqui, pronto, não tem pra onde ir", afirma Adenilson dos Santos.
Para chegar até o local onde estão os índios é preciso percorrer aproximadamente 8 km de estrada. Os tupinambás colocaram uma corrente para impedir a passagem e montaram uma barraca na entrada de uma das fazendas. Os índios monitoram o acesso às propriedades com pedaços de madeira, facão e até fogos de artifício.
A Polícia Federal de Ilhéus informou que alguns fazendeiros já registraram queixa, mas que depende de decisão judicial para tomar providências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário