MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de junho de 2013

Grupo se reúne em Brasília contra a PEC 37, que limita atuação do MP

Proposta prevê que só a polícia tenha competência para investigar crimes.
Críticos da PEC afirmam que mudança inviabilizará combate à corrupção.

Priscilla Mendes e Rafaela Céo Do G1 DF

Jovens seguram cartazes contra PEC que limita poder de investigação do MP (Foto: Priscilla Mendes / G1)Jovens seguram cartazes contra PEC que limita poder de investigação do MP (Foto: Priscilla Mendes / G1)
Cerca de mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, se reuniram na tarde deste sábado (22) para protestar contra a PEC 37, proposta de emenda à Constituição que limita a atuação do Ministério Público e um dos alvos das manifestações que se alastraram pelo país na última semana.
Os jovens se reuniram entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional de Brasília por volta das 16h e depois rumaram em direção ao Congresso.
A PEC 37 estabelece como competência exclusiva das polícias as investigações criminais. Para críticos da proposta, se aprovada, ela inviabiliza a apuração de crimes de corrupção.
Os manifestantes afirmaram não pertencer a um movimento específico. Entre os participantes estavam integrantes da Marcha do Vinagre, que durante a semana protestou em frente ao Congresso Nacional, e da Marcha das Vadias, manifesto contra o machismo, a "cura gay" e o Estatuto do Nascituro.
Grupo preparava cartazes em frente ao Museu Nacional (Foto: Priscilla Mendes / G1)Grupo preparava cartazes em frente ao Museu Nacional (Foto: Priscilla Mendes / G1)
O grupo alega que a aprovação da PEC 37 inviabilizará investigações por parte do Ministério Público, como desvio de verbas e crime organizado. Segundo panfleto distribuído aos participantes, a PEC "gera insegurança jurídica e desorganiza o sistema de investigação criminal".
Os manifestantes também são contrários à PEC 33, proposta que permite ao Congresso ter a última palavra sobre decisões do Supremo Tribunal Federal. A medida, de acordo com panfleto distribuído, "dá direitos ao Legislativo fazer o papel que não é dele: julgar".
  •  
Concentração da manifestação contra a PEC 37 em Brasília, que reuniu cerca de mil pessoas, segundo a PM (Foto: Priscilla Mendes / G1)Concentração da manifestação contra a PEC 37 em Brasília, que reuniu cerca de mil pessoas, segundo a PM (Foto: Priscilla Mendes / G1)
A manifestação, que começou no início da tarde, chegou ao Congresso por volta das 17h10 e permaneceu no local por cerca de 30 minutos antes de se dispersar. Em frente ao edifício, os manifestantes gritavam palavras de ordem sobre outros temas, como: "Copa do Mundo eu abro mão, quero saúde para dinheiro e educação!".
O prédio do Congresso, que chegou ter a cobertura invadida numa manifestação de segunda-feira (17), recebeu neste sábado reforço de segurança da Polícia Militar, que montou um cordão de isolamento em torno do edifício. Só para a Esplanada dos Ministérios, a PM enviou um efetivo de 750 homens.
A manifestação deste sábado não teve qualquer incidente, sem vandalismo nem confronto com a polícia, como em outras manifestações anteriores na capital federal. A manifestação contra a PEC 37 se dispersou por volta das 17h40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário