Evento realizado pela Secopa marca contagem regressiva para o mundial.
Manifestantes se reuniram para protestar contra a corrupção no país.
Caminhada neste domingo (16) marcou contagem regressiva para a Copa em Cuiabá. (Foto: Denise Soares/G1)
Milhares de pessoas acordaram cedo neste domingo (16) em Cuiabá
para participar da Caminhada no Clima da Copa, evento realizado pelo
governo do estado como contagem regressiva de um ano para a Copa do
Mundo de 2014 no Brasil. O evento teve música, festa e também protesto.
Ao mesmo tempo em que os integrantes da caminhada percorriam as ruas e
avenidas da capital mato-grossense do Museu do Rio em direção à Arena
Pantanal, um grupo de manifestantes aproveitou o evento para protestar
contra a violência e a corrupção no país.De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), cerca de 14 mil pessoas participaram da caminhada, sendo que 11.500 fizeram a inscrição antecipadamente. Eles percorreram dois quilômetros passando pela Avenida 8 de Abril até a Rua Ranulfo Paes de Barros, ao lado da Arena Pantanal, que será palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.
Os colegas de trabalho Daniele Rosseti e Luis Antônio participaram do evento e esperam pela realização da Copa em Cuiabá. Para eles, o sufoco enfrentado atualmente pelos cuiabanos será recompensado no futuro. "Queremos que a Copa em Cuiabá dê certo e seja realizada. Apesar das dificuldades que estamos passando no trânsito é por um investimento, uma melhora. O que Cuiabá vai conseguir durante esse período não iria conseguir em nenhum outro período sem esse investimento [Copa]", opinou Luis Antônio.
Manifestantes protestaram contra corrupção durante evento da Copa em Cuiabá. (Foto: Denise Soares/G1)
Contra a corrupçãoVestidos de preto e empunhando cartazes, manifestantes aproveitaram a realização do evento promovido pela Secopa para alertar a população sobre a corrupção e o avanço da violência no país. A manifestação ocorreu de forma pacífica, juntamente com a caminhada, com os integrantes partindo do Museu do Rio e seguindo o mesmo trajeto até a Arena Pantanal.
No início, cerca de 300 pessoas se reuniram para protestar e mais manifestantes se juntaram ao grupo no decorrer do trajeto. Gritando palavras de ordem, os participantes do protesto seguiram pelas avenidas atrás dos integrantes da caminhada 'No Clima da Copa'.
De acordo com um dos organizadores do evento, Murilo Aberto, a manifestação foi decidida como solidariedade depois do conflito entre estudantes e policiais na capital de São Paulo. "Resolvemos aderir ao movimento contra a corrupção no Brasil, mas também focando nas pautas que existem aqui em Mato Grosso, onde o governo investe bilhões na Copa mas se esquece da educação, saúde e transporte", disse ao G1.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, disse que ficou surpreendido com o número de participantes na caminhada. "Em alguns meses começaremos a inaugurar todas as obras e acabar com os transtornos passados pelos moradores", estimou Silval.
Sobre o protesto feito pelo grupo de manifestantes, o governador afirmou que está acompanhando os setores da saúde, educação e transporte e planejando investimentos. "As manifestações, quando são pacíficas, são bem-vindas. O que importa é que estamos fazendo de tudo para deixar uma estrutura e melhoria na qualidade de vida da população", ponderou o governador.
Policiais militares e até a cavalaria da PM, que faziam a segurança no local, acompanharam os manifestantes no percurso. Durante o trajeto, tanto a 'Caminhada no Clima da Copa' quanto a manifestação transcorreram sem incidentes.
VÍDEO QUE MOSTRA A REALIDADE DESTA SITUAÇÃO
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=Qrd-SMdWipc&hd=1