MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Estudos revelam benefícios do iogurte

A TARDE

  • Mila Cordeiro | Ag. A TARDE
    Perfil nutriente do iogurte tem estimulado pesquisas
Estudos apresentados em encontro da American Society for Nutrition apontam a ligação científica entre o iogurte e potenciais benefícios para a saúde. O iogurte é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes essenciais como cálcio, potássio e magnésio e também contém bactérias saudáveis (probióticos), ressaltam os pesquisadores.

O perfil nutriente único do iogurte tem estimulado pesquisas sobre seu impacto em diversos temas como saúde óssea e intestinal, diabetes, controle do peso do corpo, câncer e doenças cardiovasculares.
Muito do que é conhecido sobre os potenciais efeitos saudáveis do iogurte provêm de estudos que examinavam o consumo geral de laticínios, incluindo leite e queijo. Poucos estudos se concentraram exclusivamente no iogurte.
O consumo de laticínios é associado com uma redução no risco de desenvolver algumas das doenças mais prevalentes e caras da sociedade moderna, incluindo hipertensão, diabetes e câncer.

A ingestão do leite fermentado e iogurte, especificamente, tem sido associada a um risco reduzido de desenvolver câncer de bexiga, um menor risco de ataque e doença cardíaca e diminuição da pressão arterial.
Especialistas internacionais em nutrição reuniram-se na First Global Summit on the Health Effects of Yogurt (Primeira Conferência sobre os Efeitos Saudáveis do Iogurte) em Boston para apresentar a atual posição da ciência sobre os efeitos do iogurte na saúde e identificar as lacunas das pesquisas que precisam ser observadas pela comunidade científica.
Segundo estudos, o iogurte é uma rica fonte de proteínas e nutrientes essenciais como cálcio, potássio e magnésio e também contém bactérias saudáveis (probióticos). O perfil nutriente único do produto tem estimulado pesquisas sobre seu impacto em diversos temas como saúde óssea e intestinal, diabetes, controle do peso do corpo, câncer e doenças cardiovasculares.
Perda de peso
Um estudo prospectivo sobre três cortes, envolvendo mais de 120 mil adultos dos EUA mostrou que o consumo de iogurte, frutas, legumes e grãos integrais foram associados com menor ganho de peso ao longo do tempo e o iogurte, mostrou estar mais associado a isso.
Outro estudo demostrou que o consumo de iogurte é ligado com menor ganho de peso e menor aumento da circunferência da cintura ao longo do tempo.
"As pesquisas atuais sobre o impacto potencial do iogurte na saúde são encorajadoras e estamos ansiosos para aprender mais sobre a contribuição  que iogurte oferece à saúde das pessoas individualmente e para a saúde pública global" disse Sharon M. Donovan, PhD, P&D, ex-presidente da ASN e professora de nutrição da Universidade de Illinois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário