Negócio no interior de São Paulo fabrica mais de 30 tipos.
Fábrica aposta na produção de modelos coletivos como tendência.
A banheira é cada vez mais sonho de consumo de pessoas que querem valorizar o banheiro da casa e relaxar na hora do banho. Uma das tendências de mercado são os modelos coletivos, como o para cinco pessoas.
Uma empresa em Sumaré, no interior de São Paulo, produz banheiras em vários formatos, cores e tamanhos. São mais de 30 modelos.
“Acho que a visão que se tinha de que a banheira era difícil de se ter pra classe média, classe média baixa, hoje não. Então, existe banheira pra todos os públicos”, diz a empresária Roslaine Pan.
A empresária Roslaine Pan entrou neste mercado em 2010, quando ela e um sócio investiram R$ 600 mil na compra da fábrica. Os dois eram funcionários de uma empresa que trabalhava com fibra desde 1994 e receberam do chefe a proposta de adquirir a empresa.
“Nós já compramos a empresa em andamento, já com uma carteira de clientes e já com uma equipe já especializada”, diz a empresária.
Produção
A linha de produção é bem enxuta, com apenas seis funcionários, que fabricam as banheiras com resina plástica. O processo de moldagem é terceirizado, e as peças que chegam à fábrica vão direto para a pintura - a mesma que é usada no setor automotivo.
No produto, já com a cor escolhida pelo cliente, é aplicada a fibra de vidro para dar resistência e no fim os funcionários instalam o motor, as tubulações e a fiação elétrica.
Depois de montadas, as banheiras seguem para outra etapa, em que o produto é testado: ele recebe água e funciona por trinta minutos para se certificar de que não haverá vazamentos durante o uso.
A fábrica produz, em média, 100 banheiras por mês e o carro-chefe é um modelo duplo de 1,70 metro por 1,20. Além das banheiras, a empresa também fabrica os spas - modelos maiores para até 5 pessoas.
Para se destacar no mercado, eles investem em qualidade como a parede grossa, que torna grande a durabilidade do produto, a tubulação rígida e o motor silencioso. O preço médio das banheiras varia entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. Já o spa custa a partir de R$ 6 mil.
Clientes
Em uma das lojas que vendem as banheiras fabricadas pela empresa de Roslaine Pan, o modelo spa é o mais procurado pela clientela. Guilherme Souza escolheu a dele e gastou R$ 3 mil com o produto.
“Eu gosto, é uma coisa que relaxa. Chega no final do dia cansado do trabalho, da pra gente da uma relaxada”, diz o cliente Guilherme Souza.
Em Valinhos, no interior de São Paulo, o cliente Renê Bozzetti instalou uma banheira dupla na suíte e garante que relaxar em casa ficou mais fácil. “Você deita nessa banheira, uma água quentinha, prepara um drink e tal e você vai descontrair por um bom tempo”, diz Bozetti.
O faturamento da empresa é de R$ 250 mil por mês e a empresária Roslaine Pan quer expandir os negócios e comercializar as banheiras para outras regiões do país. Ela está otimista com o crescimento para o segundo semestre e espera crescer de 10% a 15% de crescimento em São Paulo e em torno de uns 20%, no mínimo na região nordeste.
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