MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de junho de 2013

Empresas lucram com a fabricação de banheiras


Negócio no interior de São Paulo fabrica mais de 30 tipos.
Fábrica aposta na produção de modelos coletivos como tendência.

Do PEGN TV

No interior de São Paulo, empresários lucram com a produção e a venda de banheiras de hidromassagem. A fabricação de banheiras com peças nacionais tornou o produto mais acessível e os produtos são feitos em diferentes tamanhos e modelos para atender a clientela.
A banheira é cada vez mais sonho de consumo de pessoas que querem valorizar o banheiro da casa e relaxar na hora do banho. Uma das tendências de mercado são os modelos coletivos, como o para cinco pessoas.
Uma empresa em Sumaré, no interior de São Paulo, produz banheiras em vários formatos, cores e tamanhos. São mais de 30 modelos.
“Acho que a visão que se tinha de que a banheira era difícil de se ter pra classe média, classe média baixa, hoje não. Então, existe banheira pra todos os públicos”, diz a empresária Roslaine Pan.
A empresária Roslaine Pan entrou neste mercado em 2010, quando ela e um sócio investiram R$ 600 mil na compra da fábrica. Os dois eram funcionários de uma empresa que trabalhava com fibra desde 1994 e receberam do chefe a proposta de adquirir a empresa.
“Nós já compramos a empresa em andamento, já com uma carteira de clientes e já com uma equipe já especializada”, diz a empresária.
Produção
A linha de produção é bem enxuta, com apenas seis funcionários, que fabricam as banheiras com resina plástica. O processo de moldagem é terceirizado, e as peças que chegam à fábrica vão direto para a pintura - a mesma que é usada no setor automotivo.
No produto, já com a cor escolhida pelo cliente, é aplicada a fibra de vidro para dar resistência e no fim os funcionários instalam o motor, as tubulações e a fiação elétrica.
Depois de montadas, as banheiras seguem para outra etapa, em que o produto é testado: ele recebe água e funciona por trinta minutos para se certificar de que não haverá vazamentos durante o uso.
A fábrica produz, em média, 100 banheiras por mês e o carro-chefe é um modelo duplo de 1,70 metro por 1,20. Além das banheiras, a empresa também fabrica os spas - modelos maiores para até 5 pessoas.
Para se destacar no mercado, eles investem em qualidade como a parede grossa, que torna grande a durabilidade do produto, a tubulação rígida e o motor silencioso. O preço médio das banheiras varia entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. Já o spa custa a partir de R$ 6 mil.
Clientes
Em uma das lojas que vendem as banheiras fabricadas pela empresa de Roslaine Pan, o modelo spa é o mais procurado pela clientela. Guilherme Souza escolheu a dele e gastou R$ 3 mil com o produto.
“Eu gosto, é uma coisa que relaxa. Chega no final do dia cansado do trabalho, da pra gente da uma relaxada”, diz o cliente Guilherme Souza.
Em Valinhos, no interior de São Paulo, o cliente Renê Bozzetti instalou uma banheira dupla na suíte e garante que relaxar em casa ficou mais fácil. “Você deita nessa banheira, uma água quentinha, prepara um drink e tal e você vai descontrair por um bom tempo”, diz Bozetti.
O faturamento da empresa é de R$ 250 mil por mês e a empresária Roslaine Pan quer expandir os negócios e comercializar as banheiras para outras regiões do país. Ela está otimista com o crescimento para o segundo semestre e espera crescer de 10% a 15% de crescimento em São Paulo e em torno de uns 20%, no mínimo na região nordeste.

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