MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Doce feito com o caule da árvore jaracatiá faz sucesso em SP


Doce feito do tronco da árvore é reconhecido como patrimônio da culinária.
Iguaria é muito popular no município de Santo Antônio da Alegria.

Do Globo Rural

Foi no meio dos cafezais de Santo Antônio da Alegria, nordeste de São Paulo, entre os morros característicos da comunidade do Pinheirinho que surgiu a tradição. Há 80 anos, o jaracatiá chamou a atenção do avô de Adauto de Assis.
Não demorou muito para o doce virar parte do cardápio das festas de Folia de Reis. A receita e o jeito de fazer, passaram de pai para filho.
Adauto faz questão de manter o costume de família e com a ajuda da tecnologia, segue os mesmos passos do avô. Depois de escolher e cortar a árvore, ele vai para o sítio e tira toda a casca do jaracatiá. O caule é ralado e, à moda antiga, vai para o tacho de bronze com um pouco de água. O fogão a lenha dá o ponto certo. Depois de duas horas de fervura o açúcar é colocado e não pode parar de mexer.
A textura é parecida com a cidra, mas o gosto lembra o coco. Um sabor característico, que está na memória coletiva, no hábito, na identidade dos moradores, elementos que levaram a Comissão Paulista de Folclore a reconhecer o doce como patrimônio imaterial da culinária do estado de São Paulo.
O título deu repercussão e Adauto agora quer ampliar o cardápio. Já criou um licor de jaracatiá, misturou com doce de leite, de abóbora, produziu geleia e também fez doce da fruta da árvore.
Ao longo dos anos o agricultor, com ajuda da comunidade, replantou as árvores cortadas nas propriedades da região, mas como a procura pelo doce aumentou, hoje ele mantém um viveiro com 800 mudas. Esta é uma forma de garantir que a matéria-prima não desapareça e a tradição continue nas gerações futuras, já que é preciso esperar de cinco a seis anos após o plantio, para que o caule do jaracatiá esteja no ponto ideal para fazer o doce.
Cada potinho de 600 gramas é comercializado por R$ 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário