MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de junho de 2013

De novo, manifestantes protestam no Mané Garrincha, e clima fica tenso


Movimento contra os gastos da Copa das Confederações começou pacífico, mas fumaças e bombas mudam ambiente a horas da estreia da competição

Por Janir Júnior Brasília

protesto estudantes direção estádio Mané Garrincha (Foto: Janir Júnior)Início do protesto nos arredores do Mané Garrincha,
antes do princípio de confusão (Foto: Janir Júnior)
A onda de protestos não para e, desta vez, centenas de estudantes se reúnem nos arredores do estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde a seleção brasileira estreia na Copa das Confederações, contra o Japão, a partir das 16h (de Brasília). O objetivo dos estudantes e demonstrar a revolta por conta dos gastos federais vultuosos com a realização da Copa das Confederações.
Com faixas com dizeres contra a corrupção e a favor da liberdade de expressão, os estudantes fizeram questão de explicitar que o ato é pacífico, e muitos carregavam faixas com escritos "sem violência".
Esse é o segundo movimento de protesto direcionado para a Copa das Confederações. Nessa sexta-feira, também nas proximidades do estádio Mané Garrincha, manifestantes queimaram pneus como forma de protestar contra a organização da competição, que terá início neste sábado. Na quinta-feira, movimentos tumultados contra o aumento geral da passagem de ônibus terminaram em agressão da polícia militar em várias capitais do país, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo.
A revolta se dá pelos gastos nas construções e reformas dos estádios, e o não investimento em escolas e creches e outras instituições, conforme escreveram manifestantes em faixas e cartazes.
Apesar de não haver violência, a Polícia Militar fez uma barreira a uma certa distância do estádio Mané Garrincha para que os manifestantes não prejudiquem a chegada dos torcedores que irão acompanhar a estreia da seleção brasileira, que deve chegar por volta das 15h.
Mas, na sequência, um grupo de estudantes rompeu uma segunda barreira e se aproximou do estádio. O batalhão de choque começou a negociar com manifestantes, e o clima ficou mais tenso com fumaças e estouros de bombas, apesar de, por enquanto, não haver feridos ou autuados.
protesto estudantes direção estádio Mané Garrincha (Foto: Gustavo Poli)Mulher sopra bolhas de sabão em direção dos policiais, que nada fazem (Foto: Gustavo Poli)
protesto estudantes direção estádio Mané Garrincha (Foto: Gustavo Poli)Polícia Militar forma barreira para impedir passagem dos manifestantes (Foto: Gustavo Poli)
Portões abertos Mané Garrincha Brasil x Japão (Foto: Marcelo Baltar)Portões do Mané Garrincha já estão abertos para os primeiros torcedores (Foto: Marcelo Baltar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário