MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de junho de 2013

Copa das Confederações, e o quê mais?





Na Bahia, São João é inevitável em quase todas as cidades do interior. Nas cidades-sede da copa, segurança quadriplicada, ruas tranquilas, cidade limpa, sem buracos, ladrões na cadeia, pivetes, menores infratores-bandidos-assassinos detidos, mendigos, malandros, ambulantes, flanelinhas e mães que exploram seus filhos acomodados nas suas casas, enfim o povo em “lua de mel” com a paz! Pena que no dia 3/7/2013 tudo voltará à normalidade: bagunça, desordem, insegurança, sujeira, invasões, assassinatos, roubo, sobressalto, medo!...  
Esta realidade deixa-me frustrado! Não pela competição internacional de futebol, vibro com tudo isso, o Brasil, o mundo precisa do esporte. Sinto-me, apenas, “objeto” dos falsos, maus e corruptos governos; não me sinto um ser vivo, baiano, brasileiro, trabalhador honesto, digno, que ama e faz o que pode pelo País! Percebo, portanto, que o meu valor como cidadão é desprezível, porque serão os turistas, entidades, governos estrangeiros, a mídia internacional que usufruirão aquilo que o Brasil, de fato, “pode” oferecer, no entanto, nega-nos o que temos direito diante da Constituição Brasileira e de Deus! A tranquilidade, a paz.
No dia 30 de outubro de 2007, a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo 2014. De 15 a 30 de junho, desenrola-se a Copa das Confederações da FIFA 2103. Prática que serve como teste para a Copa do Mundo 2014. Nos últimos seis anos, o governo fez o quê para melhorar os graves problemas de infraestruturas no Brasil?
Seis estádios. Outros seis quase prontos, e muito blá blá blá. Fui visitar a nova Arena Fonte Nova: andei, perambulei, perguntei, fotografei, filmei, pisei na grama, matei a saudade do estádio que tantas alegrias me deram com meu “saudoso” Bahia. Fiquei admirado! Coisa do Primeiro Mundo, como se diz. Como pode um país ter coisas do Primeiro Mundo, recursos para bancar uma Copa do Mundo, Olimpíadas, e permitir tantas mazelas ao seu povo? Meu Deus! Muitas perguntas, questionamentos, dúvidas, tantas outras prioridades!... Todavia, uma coisa é certa: a corrupção, roubalheira, já está correndo solta, disso ninguém tem dúvida, infelizmente! O que fazer? Certo é que brasileiro gosta de ri da sua própria desgraça, infelizmente.
Os gargalos existentes, sobretudo em infraestrutura nas cidades das copas, serão resolvidos? Vamos por partes: o Brasil é limitado em tecnologia 3G, levará pane à internet, com milhões conectando-se ao mesmo tempo. Hotelaria: a exigência da FIFA dos 32 mil quartos por cidade-sede, só São Paulo atende. Transporte: com os estádios mal localizados e sem estrutura de transporte público, poucas ou nenhuma linha de metrô, ônibus superlotados, táxis malconservados, os engarrafamentos serão inevitáveis. Aeroportos: existem restrições em terminais de passageiros e pátios de aeronaves, piora muito quando imaginamos a escassez de profissionais capacitados para atender o turista nos bares, restaurantes... Será uma loucura!
Não sou pessimista, apenas realista diante de um governo fraco, frouxo, inoperante, incompetente! Mas, vamos que vamos Brasil, um dia, quem sabe, chegamos lá - “190 milhões em ação, pra frente Brasil, do meu coração...”. 


Sérgio Belleza é autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário