MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comerciantes disputam melhores lotes em leilões de rosas em SP


Valor da rosa subiu cerca de 30% e afetou o mercado de flores em geral.
Explicação está na lei da oferta e da procura.

Do Globo Rural

Quando elas entram no maior leilão da América Latina há correria para a compra dos lotes.
A rosa é a flor mais procurada no Dia dos Namorados, mas este ano, a procura surpreendeu os compradores. Comparado com 2012, o valor da rosa subiu cerca de 30% e afetou o mercado de flores em geral. A explicação está na lei da oferta e da procura.
“Devido à data ser próxima ao Dia das Mães, então os produtores não conseguiram programar grandes volumes para o período. Por esse volume ser um pouco menor, a tendência foi de preço maior e faturamento maior com menos volume”, diz Rachel Osório, gerente comercial.
Os compradores tentam forçar os preços. “A gente leva uma média de 200 a 300 dúzias. Eu creio que vai ser difícil levar 100 dúzias”, diz o comerciante Sérgio Pereira.
A estratégia na ponta do mercado já surte efeito entre os produtores. Um sítio em Holambra produz três variedades de orquídeas em dezenas de cores. Este ano, houve aumento de cerca de 20% na produção em comparação ao ano passado. Em apenas 10 dias, 25 mil vasos saíram das estufas distribuídos para todo Brasil. Com o preço cada vez mais acessível para o consumidor, o produtor aposta em uma tendência de mercado.
O gerente de produção Carlos Alberto Maragon diz que a phalaenopsis é a campeã em vendas. Em diferentes cores, ela custa cerca de R$ 20. “O mercado da orquídea como um todo tem crescido cada dia mais. Como o preço se populariza, ela começa a competir com vários outros produtos que no passado não conseguia competir”, diz.
Bonitos e fáceis de cuidar, os antúrios também ganharam espaço entre os apaixonados. Todos os vasos produzidos no tom de rosa foram vendidos. Para o ano que vem, o agrônomo Rodrigo Del Alamo planeja aumentar a produção de olho nos casais apaixonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário