MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Carnaval de Nova Veneza proporciona encontro de gerações no Sul de SC


Desfile da Colônia reuniu descendentes dos colonizadores italianos.
Festa da Gastronomia em Nova Veneza, no Sul do Estado.

Janine Limas Do G1 SC
Desfile reuniu descendentes de imigrantes no Sul de SC (Foto: Janine Limas)Desfile reuniu descendentes de imigrantes no Sul de SC (Foto: Janine Limas)
O desfile pela principal rua do Centro de Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, reuniu os descendentes dos imigrantes que colonizaram a cidade há mais de 120 anos. Com trajes típicos ,eles relembraram os costumes, as tradições e o modo de vida dos colonizadores. Foi uma espécie de viagem no tempo e um encontro de várias gerações. O bisavô de dona Ilma Levatin veio para o Brasil com a esposa e os filhos, fugindo da crise e da miséria na Itália. Neste domingo (23) ela desfilou com o traje típico para contar um pouco da história de seus antepassados. “Eu me orgulho de estar aqui e contar um pouco da história da minha família”, diz.
Trajes típicos de Veneza também fizeram parte do desfile (Foto: Janine Limas)Trajes típicos de Veneza também fizeram parte do desfile
(Foto: Janine Limas)
Muitos visitantes participaram do evento e pararam na calçada para admirar os trajes típicos e as fantasias do Carnaval de Veneza. A aposentada Esaltina Domingues da Silva veio pela primeira vez. “A festa é muito boa, com certeza vou voltar no ano que vem”, garantiu. A música também é um dos meios de manter viva a cultura italiana entre os filhos e netos dos imigrantes. Grupos típicos como o dos Cantores Bellunesi, também participaram do desfile. “A gente usa a música para incentivar principalmente os jovens a manterem viva a nossa origem italiana”, destaca o presidente do grupo José Crepaldi.
Mas a grande atração da festa é a gastronomia típica italiana. Os restaurantes montados no centro da cidade serviram a minestra, espécie de sopa de feijão, polenta e outros pratos típicos. Segundo o prefeito Evandro Gava, a estrutura de dois mil e quinhentos lugares foi pequena para atender tanta gente. “ A festa superou as expectativas, segundo a Polícia Militar, recebemos quase 70 mil visitantes nos quatro dias e ontem em muitos locais faltou comida”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário