MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bebê de quatro meses espera por leito pediátrico no Pará


Espera da família por leito no SUS já dura dois meses.
Enquanto isso, bebê permance internado em hospital particular de Belém.

Do G1 PA

Um bebê de quatro meses, que sofre de broncodisplasia, uma doença pulmonar crônica, espera há dois meses por um leito pediátrico no Pará, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a família da criança, ele já possui cadastro na central de leitos do SUS, mas até agora ainda não teria conseguido uma vaga em UTI na rede pública de saúde.
Atualmente, o bebê recebe atendimento em um hospital particular de Belém, mas sem receber o tratamento adequado, já que a carência do plano de saúde da família não cobre o procedimento.
Nixon Viana, avô de Enzo, recorreu à Justiça para conseguir um leito para o neto. “Que eles cumpram com as obrigações deles, que é de que através do SUS tenha o mínimo conforto para o ser humano e para as pessoas que residem neste estado ou que necessitam”, disse.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no Pará existem apenas 89 leitos de UTI Neonatal e 61 leitos pediátricos, número que parece ser insuficiente para atender a demanda de pacientes.
Nesta terça-feira (18), a TV Liberal mostrou o desespero de uma mãe para conseguir um leito para o filho de três meses de idade que estava com suspeita de pneumonia. A família que é Igarapé-Miri disse ter sido transferida para Belém, onde percorreu vários hospitais.
“Me transferiram para cá e quando cheguei aqui me transferiram para o PSM da 14 e chegou lá nem aceitaram meu filho, a pediatra nem desceu para vê-lo. Me mandaram para a Santa Casa, mas também não aceitou’, disse Marília Pantoja, estudante.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o bebê teve insuficiência respiratória e morreu hoje pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário