MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de junho de 2013

Baseado em modelo americano, estudante produz impressora 3D


Lucas Sgariori estuda Engenharia Mecânica e mora em Cascavel, no PR.
Estudante demorou sete meses para finalizar o projeto.

Cassiane Seghatti Do G1 PR, em Cascavel
Impressora 3D Cascavel (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Impresso 3D permite criar versões de objetos tridimensionais de plástico (Foto: Cassiane Seghatti/G1)
Um estudante do 7º período de Engenharia Mecânica da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) de Cascavel, no oeste do Paraná, produziu uma impressora 3D, que levou sete meses para ficar pronta. O modelo é baseado no americano e permite criar versões de objetos tridimensionais de plástico.
A ideia, de acordo com Lucas Sgarioni, que também trabalha nos laboratórios de engenharia da faculdade há quatro anos, surgiu após uma conversa com um amigo, que já é formado em Engenharia de Controle e Automação. “Ele trabalhava em empresa que fazia peças para tratores. Ele tinha que fazer um protótipo para produzir um GPS que ele desenvolveu para trator. Daí, começou a procurar empresas no Brasil de impressoras 3D, mas os valores eram muitos altos. Por isso, pensamos em fazer uma dessas [impressora]”, lembrou.
Impressora 3D Cascavel (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Máquina usa fios de plástico para confeccionar os objetos (Foto: Cassiane Seghatti/G1)
Apesar de ideia ter surgido pelos dois amigos, Lucas tocou o projeto sozinho. O estudante contou que foram quatro meses de estudo para começar a projetar a impressora. "Esse projeto aqui não fui eu que desenvolvi. Ele é um projeto americano. O cara que inventou deixou aberto para que qualquer um pudesse fazer e modificar o que quisesse. No meu caso, eu barateei o projeto", comentou.
Como Lucas é universitário e trabalha o dia todo, não tinha tempo produzir a impressora. Por isso, a empresa disponibilizou uma hora do horário de trabalho só para ele trabalhar no projeto. Além disso, passou noites sem dormir. “Perdi noites porque bateu a ansiedade e eu queria ver pronto. Ainda bem que tive a ajuda do pessoal do trabalho porque me disponibilizou uma hora”, afirmou.
Sgarioni explica que, para os objetos ficarem pronto, a impressora 3D usa fios de plástico que são carregados em tubo quente que esquenta o material até deixar bem fino. Os artefatos 3D são desenhados camada por camada por um fio. “Ela vai depositando o plástico, que aquece e sai um plástico fininho. Daí, ele deposita e faz o primeiro desenho certinho. Ela sobe e faz de novo em cima. É como se estivesse imprimindo folha em cima de folha e modificando”, explicou.
Durante a reportagem, o estudante fez um teste para mostrar como era feita a impressão de uma engrenagem (Veja o vídeo ao lado). Como é uma peça menor, levou 12 minutos para ficar pronta. No entanto, para fazer o Yoda, personagem fictício do Star Wars (Guerra nas Estrelas), por exemplo, demora 40 minutos. Sgariori disse que gastou R$ 2 mil para produzir a impressora.
 “As primeiras impressões saíram bem tortas, mas só de ver saindo, fiquei bem feliz. Depois foi só ajustar e, hoje, a impressora está bem boa”, assegurou. Para imprimir os objetos, é preciso usar programas que criam desenhos em 3D, como o AutoCAD.
Lucas também conta com a ajuda de um grupo de estudos chamado RepRap BR, um projeto comunitário, onde qualquer pessoa pode acompanhar, por meio do site, e compartilhar informações sobre a impressora 3D. Além disso, o grupo pode se ajudar a desenvolver a máquina. “Você entra no grupo e é ajudado. Depois que já aprendeu você ajuda outras pessoas. Qualquer dúvida, qualquer produtor novo, o pessoal já joga lá”, contou.
Além da impressora baseada no modelo americano, o estudante começou a desenvolver uma impressora 3D de autoria dele. “O projeto dela já está quase pronta. Estou desenhando no Software, mas é demorado, até porque vai dinheiro”, comentou. Se ficar pronta até a metade do ano de 2014, o acadêmico quer usar o projeto no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). "Se o meu não ficar pronto, vou usar esse que já está pronto. Só preciso escrever a parte teórica", pontuou.
Estudante começou a desenvolveu uma impressora 3D de autoria dele (Foto: Cassiane Seghatti/G1)Estudante começou a desenvolveu uma impressora 3D de autoria dele (Foto: Cassiane Seghatti/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário