MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de junho de 2013

Arquiteto de Sergipe cria casas feitas com bambu


Residências são ecológicamente corretas.
Solução pode baixar o custo de novas moradias.

Do G1 SE

Um arquiteto de Sergipe colocou em prática o sonho de criar uma casa ecologicamente correta, e construiu duas residências utilizando o bambu como base.

No teto das casas o forro é de compensado de madeira reciclada, que funciona como isolante acústico e térmico, já que a temperatura é menor estão entre os benefícios de usar os materiais, que são considerados ecologicamente corretos. Diferente do que é usado nas construções convencionais.

Nas casas de bambu não tem bloco, nem cimento, nem pedra, a base é o bambu, e as paredes foram rebocadas com cau e areia, uma proposta sustentável e econômica. Mas que ainda não encontrou parceria para a reprodução em massa.

O arquiteto e idealizador do projeto Ricardo Nunes estuda a aplicação do bambu nas construções desde 2003. Há cinco anos ele planejou a construção de duas casas ecológicas construídas no Parque Augusto Franco, em Aracaju, uma solução para baixar o custo de novas moradias e preservar o meio ambiente.
“ 70% do material utilizado é o bambu, ou seja, foi produzido por fotossíntese e não tem nenhum processo industrial de produção desse material. O que torna a produção dessa casa muito mais ecológica, realmente ecológica, porque evitou esses processos poluentes, que compõe um a construção convencional”, diz o arquiteto.

Foram necessários  50 dias para construir cada uma das casas, que tem 46 metros quadrados, com uma durabilidade prevista para ultrapassar os 30 anos. Já o investimento para se ter uma casa dessas é menor. Segundo o arquiteto, na época em que elas foram erguidas uma moradia popular em Aracaju custava R$ 14 mil a ecologia custou R$ 9 mil.

“ O bambu é a madeira mais resistente da natureza e ao mesmo tempo a madeira mais leve da natureza, ele tem esses dois fatores importantíssimo para uma construção, resistência e leveza. Como ele é muito leve, nessa construção não precisa fazer alicerce, então todas as pedras utilizadas numa construção são retiradas porque não tem necessidade. É uma grande economia de mão de obra, de material e de impactos ambiental”.

O arquiteto destaca ainda, que as construções podem ser feitas por qualquer pessoa ou empresa, além de não causar impactos nas florestas. “O bambu pode ser usando em abundância e tem uma reprodução muito rápida”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário