MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Apresentado diário de assessor de Hitler, perdido a 70 anos

Agência Reuters

Autoridades dos Estados Unidos apresentaram nesta quinta-feira, 13, um diário de 400 páginas escrito por Alfred Rosenberg, assessor graduado de Adolf Hitler que supervisionou o genocídio de judeus e outros grupos durante a Segunda Guerra Mundial.
O diário desapareceu depois do Julgamento de Nuremberg, em 1946, e só foi recuperado após 70 anos de buscas, em 5 de abril, na casa de um acadêmico chamado Herbert Richardson, em Lewiston, interior do Estado de Nova York.
As páginas, escritas a mão em alemão entre 1936 e 44, e ainda não traduzidas integralmente para o inglês pelos estudiosos, oferecem uma ampla visão sobre as políticas e práticas do Terceiro Reich, além de um relato sem vernizes dos pensamentos de Hitler, disseram as autoridades em entrevista coletiva na quinta-feira.
"Essas 400 páginas são uma janela para a alma sombria de um dos maiores erros na história da humanidade", disse John Morton, diretor de Fiscalização de Imigrações e Alfândega dos EUA, que investiga casos de bens culturais extraviados.
"Ele é significativo porque, à medida que o tempo passa, há cada vez menos testemunhas vivas do que aconteceu durante o Holocausto. Ainda não sabemos sua dimensão total."
O diário será futuramente entregue ao Museu Memorial do Holocausto nos EUA, em Washington.
Páginas apresentadas a jornalistas incluem um trecho em que Rosenberg descreve uma "reunião importante" em que Hitler lhe disse: "Sua grande hora chegou". Rosenberg não explicou do que se tratava.
Autoridades dos EUA suspeitam que Robert Kempner, que atuou como promotor no julgamento de líderes nazistas em Nuremberg, levou clandestinamente o diário para os EUA após o fim do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário