MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

TRE-CE cria campanha para facilitar acesso de deficientes às sessões


Justiça eleitoral convoca eleitores a informarem tipo de deficiência e seção.
'Cartilha Acessibilidade nas Eleições' terá orientação aos mesários.

Do G1 CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) lança nesta quarta-feira (15) a campanha de identificação dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. O lançamento será na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro, na Praia de Iracema, às 9h. A Justiça Eleitoral convoca os eleitores a informarem seu tipo de deficiência e a seção em que estão cadastrados, em uma campanha que tem como objetivo facilitar o acesso nas seções eleitorais.
Entre fevereiro e março, nos cartórios eleitorais, e, no dia das eleições, nas seções eleitorais, o eleitor com deficiência pode entregar o requerimento preenchido, informando a sua situação. A campanha em prol da acessibilidade terá 160 mil cartazes e folders, que serão distribuídos aos cartórios eleitorais e a diversas entidades municipais e estaduais, que colaborarão com o trabalho, já que os locais de votação são prédios públicos ou privados, requisitados pela Justiça Eleitoral, onde funcionam as seções eleitorais.
O TRE-CE também está preparando a “Cartilha Acessibilidade nas Eleições”, com orientação aos servidores, mesários e delegados de prédio. Serão distribuídas 100 mil cartilhas, no período de treinamento que antecede o pleito eleitoral e no dia da eleição.
A campanha é promovida pelo TRE, com apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ceará (CEDEF), que identificará os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, no Cadastro Nacional de Eleitores.
2010
Em 2010, foram cadastrados os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, que compareceram aos locais de votação, nos dois turnos das últimas eleições. Até então, apenas 1.895 eleitores com algum tipo de deficiência estavam inscritos no cadastro da Justiça Eleitoral do Ceará, em 1.148 locais de votação. Hoje, no cadastro, constam 10.265 eleitores, distribuídos em 2.927 locais de votação, em todo o Estado. Este número, segundo do TRE-CE, representa um aumento de mais de 500% dos eleitores com deficiência, que passaram a ser identificados.
De acordo com o último Censo do IBGE, em 2010, a população do Ceará era de 8.448.055 habitantes, em 184 municípios. Em relação às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, os dados ainda não foram totalmente fechados pelo IBGE. Mas se levarmos em conta o Censo realizado em 2000, onde 17,34% da população cearense tinha algum tipo de deficiência, este número, hoje, atingiria 1.464.892 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário