MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Teste do Coração é realizado gratuitamente em recém-nascidos


Apenas um hospital de Uberlândia realiza o exame mediante pedido médico.
Objetivo é fazer o diagnóstico precoce de problemas cardíacos graves.

Do G1 Triângulo Mineiro
Teste é gratuito e é realizado em apenas um hospital particular (Foto: Reprodução/Tv Integração)Teste é gratuito e é realizado em apenas um hospital
particular (Foto: Reprodução/Tv Integração)
Além dos tradicionais testes do pezinho, olhinho e orelhinha, os bebês recém-nascidos terão que fazer também um exame de coração sob a recomendação dos Departamentos Científicos de Cardiologia e Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O objetivo é realizar o diagnóstico precoce de problemas cardíacos e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
O único hospital de Uberlândia que realiza o exame é particular, o Madrecor. Porém, mesmo as crianças que nasceram em outros locais podem fazer o teste gratuitamente no hospital com a apresentação do pedido do pediatra.
De acordo com a coordenadora do setor de pediatria do hospital, Daniela Marques, o diagnóstico precoce é fundamental, para planejar rapidamente o tratamento e evitar os quadros de choque, parada cardíaca, comprometimento neurológico e óbito. "As cardiopatias congênitas representam cerca de 10% dos óbitos infantis e cerca de 20 a 40% dos óbitos decorrentes de malformações. Melhorar o diagnóstico dessas cardiopatias poderá melhorar também a qualidade de vida dessas crianças e reduzir a taxa de mortalidade neonatal em nosso meio", explicou.
Trata-se de um exame simples, indolor, rápido, que deve fazer parte da triagem de rotina. Ele é feito por meio da aferição da oximetria de pulso, de forma rotineira, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional maior que 34 semanas. "A aferição é realizada no membro superior direito e em um dos membros inferiores, entre 24h e 48h de vida, antes da alta hospitalar", explica a médica.
A pediatra pondera que o exame ainda tem algumas limitações. "Esse teste apresenta sensibilidade de 75% e especificidade de 99%. Sendo assim, algumas cardiopatias críticas podem não ser detectadas através dele, principalmente aquelas do tipo coartação de aorta. A realização do teste também não descarta a necessidade de realização de exame físico minucioso e detalhado em todo recém-nascido antes da alta hospitalar", finalizou Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário