MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Suinocultores integrados reclamam de falhas na entrega da ração


Doux Frangosul negou que esteja atrasando o fornecimento.
Problema afeta cerca de 700 criadores de suínos integrados à multinacional.

Do Globo Rural

Os criadores de suíno do Rio Grande do Sul, integrados à Doux Frangosul, reclamam de falhas no fornecimento da ração. Alguns conseguiram na Justiça permissão para não entregar os animais prontos para o abate à empresa.
O criador Loribaldo Schneider, do município de Estrela, integrado à Doux Frangosul, teve nos últimos dias que alimentar por conta própria os mais de 700 suínos da propriedade. Ele diz que a empresa atrasou o fornecimento da ração. “Sem dinheiro, eu fui no vizinho, comprei o milho, passei no picador de pasto, misturei com ração e fiz três lanches para o suíno. A coisa é difícil”, reclama.
Cerca de 700 suinocultores integrados à multinacional enfrentam o mesmo problema, que começou quando os criadores não receberam pagamento pelos animais entregues. Segundo a Associação Gaúcha dos Criadores de Suínos, a situação já dura pelo menos cinco meses.
Treze produtores gaúchos, que tiveram um prejuízo que ultrapassa dois milhões de reais, conquistaram na Justiça o direito de manter os suínos nas propriedades enquanto aguardam uma resposta da empresa.
O advogado que ingressou com as ações afirma que os suínos deixarão de ser entregues para servirem como garantia até que a empresa normalize a situação. “O foco para eles é a continuidade da atividade empresarial. A gente acredita dentro de 30 dias sejam contatados para uma negociação futura”, explica Evandro de Quadros.
A associação dos criadores estima que a dívida total da Doux Frangosul com os suinocultores integrados chegue a R$ 20 milhões. A multinacional teria prometido retomar os pagamentos até o final de março, mas a entidade tentará novamente uma negociação.
“A produtora acha que esperar até o final de março sem ter uma garantia real de que a situação será regularizada é bastante complicado. Então, o produtor precisa se precaver e buscar garantir aquilo que ele tem a receber junto à empresa”, diz Valdecir Folador, presidente da associação dos criadores.
Em nota, a Frangosul negou que esteja atrasando a entrega de ração. A empresa não informou se pretende fazer uma nova proposta de pagamento para os integrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário