MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Secretaria abre sindicância após achar medicamentos vencidos na PB


Medicamentos estavam em galpão da Gemaf em João Pessoa.
Inspeção do MP ocorreu após denúncia de incineração de medicamentos.

Do G1 PB

MP flagra medicamentos vencidos na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)MP flagra medicamentos vencidos armazenados
em galpão na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
A Secretaria de Saúde de João Pessoa vai abrir uma sindicância para apurar o armazenamento de medicamentos odontológicos vencidos no galpão da Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf).
O flagrante aconteceu nesta sexta-feira (24) durante uma inspeção do Ministério Público com membros do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) e do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB).
De acordo com o promotor da Saúde, João Geraldo, a ação aconteceu após o MP receber uma denúncia que diversos medicamentos destinados ao serviço público de saúde de João Pessoa seriam incinerados por estarem com o prazo de validade vencido. Segundo o promotor, a denúncia foi feita ao MP após um vídeo, que mostrava os supostos medicamentos vencidos em um galpão, ter sido divulgado na internet. "O que nós encontramos aqui não é nem 5% do que foi detonado na imprensa por esse internauta", disse o João Geraldo.
 Em um dos galpões as equipes encontraram diversas caixas de soro armazenadas de forma irregular. Segundo a representante do Conselho Regional de Farmácia, Rubênia Aquino, o local não possuía controle de temperatura e também não havia nenhum farmacêutico responsável.
Já sobre os medicamentos vencidos encontrados na Gerência de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, a gerente Roseane Wanderley, disse que ele não é de responsabilidade da Gemaf, mas não apontou quem respondeira por eles. "O que a gente encontrou foi material de saúde bucal que é armazenado aqui no nosso galpão, mas não é de nossa responsabilidade", explicou. No local as equipes encontraram cerca de 30 frascos de carbonato hidrogenado de sódio com a data de validade vencida.
O promotor João Geraldo disse que o MP vai abrir um procedimento administrativo. Já o advogado Leonardo Nóbrega, a sindicância será instaurada para apurar as irregularidades encontradas nos estabelecimentos fiscalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário