MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Proteção da pele precisa ser feita mesmo em casa, diz dermatologista


Áreas cobertas pela roupa devem receber creme protetor a cada três horas.
'O hábito de lixar os pés deve ser evitado', orientou especialista.

Andréia Candido Do G1 Triângulo Mineiro

É importante usar o produto certo para cada tipo de cabelo, diz especialista (Foto: Reprodução/Bem Estar)A proteção da pele deve ser feita todos os dias, diz
especialista (Foto: Reprodução/Bem Estar)
A proteção da pele deve ser feita todos os dias, mesmo dentro de casa, alerta a dermatologista de Uberlândia, Cintia Cunha Cardoso. “Não é exagero. Os cuidados são realmente necessários. Todas as áreas que são cobertas pela roupa devem receber o creme protetor a cada três horas. Para quem vai aproveitar a piscina é preciso usar aqueles resistentes à água e aproveitar as roupas que não esquentam e têm proteção solar na composição.
Cintia lembrou, ainda, que o efeito acumulativo dos raios de sol normalmente são revelados quando a pessoa passa dos 40 anos de idade. “A pele acumula essas alterações. O melanoma, que é a doença maligna, chega a matar. No verão, as pessoas abusam da exposição ao sol, seja em praia ou em piscina, e o reflexo disso pode chegar sim quando elas estiverem mais velhas”, avisou.
Além do rosto, as mãos e o colo também merecem atenção especial no dia a dia, pois são eles que apresentam os sinais de envelhecimento provocados pelos raios UVA, presentes desde o nascer ao pôr do sol. Já os raios UVB estão mais presentes no período das 10h às 15h e são os responsáveis pela doença. “A pele ressecada acelera o envelhecimento. Para ajudar a melhorar o aspecto é importante lançar mão dos hidratantes no dia a dia e principalmente depois da piscina e mar. Após o banho vale abusar dos cremes. Por causa do suor provocado nessa estação também lavamos mais as mãos, o que provoca escamação. Hidratá-las sempre é o caminho”, disse a dermatologista Juliana Oliveira.
Juliana alertou, também, que os pés sofrem nesta estação quente do ano e que, sem cuidados, ficam ásperos. Alguns sinalizam até rachaduras. Para causar boa impressão é preciso manter a rotina de cautela. “Cremes à base de ureia são recomendados. Para potencializar a ação, no conteúdo, ainda pode ser adicionado um pouco de óleo de semente de uva ou de amêndoas. O hábito de lixar os pés deve ser evitado. Além de retirar a proteção natural, pode engrossá-los ainda mais. Cuidado também com os fungos que são bastante comuns no verão. Caso comece uma coceira é bom procurar o médico antes que o problema vire uma infecção”, orientou a especialista.
Câncer de pele
O maior órgão do corpo humano também é o que registra maior incidência de câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De todos os tumores malignos registrados no Brasil, cerca de 25% correspondem ao de pele. Em Uberlândia, nos últimos dois anos, somente no Dia Nacional de Combate à doença foram diagnosticados cerca de 100 novos casos, segundo o coordenador do evento, Alceu Luiz Berbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário