MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Produtor colhe abóboras gigantes de até 50 quilos no interior de MT


Segundo produtor rural, são necessários dois homens para carregá-las.
Pesquisadores ficaram impressionados com o tamanho das abóboras.

Do G1 MT

Abóbora gigante em MT (Foto: Norma da Silva/Juaranet)Abóbora gigante foi colhida em propriedade rural no interior de Mato Grosso (Foto: Norma da Silva/Juaranet)
Abóboras gigantes estão nascendo em uma propriedade na região rural da cidade de Juara, em Mato Grosso, a 690 quilômetros de Cuiabá. O produtor Antônio Vieira da Costa é o dono da lavoura, onde as abóboras foram plantadas. Segundo os produtores da região, o diferencial que está afetando o tamanho do fruto da aboboreira é a qualidade do solo de Juara, que já foi atestado como tendo nutrientes favoráveis para produção.
As abóboras que o senhor Antônio Vieira da Costa colheu são de 10 a 15 vezes maior que a abóbora normal e chegam a pesar 50 quilos. Segundo o agricultor, são necessários dois homens para carregar as abóboras gigantes.
O fato inusitado tem chamado a atenção dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Segundo o pesquisador Maurel Behling, esse crescimento diferenciado do habitual pode ser provocado pelo material genético da semente ou, em outra hipótese, devido ao solo favorável para estimular o crescimento exagerado da abóbora. “Temos que analisar a semente e o solo para saber o que está contribuindo para o aumento do fruto, bem como avaliar a região para pesquisar as condições da terra e seus nutrientes minerais, como o excesso de potássio e cálcio”, disse o pesquisador da Embrapa.
Segundo Behling, comparar o local em que o produtor Antônio Vieira plantou sua lavoura com outros locais de plantio pode ajudar a entender o diferencial de sua produção. “Às vezes, além da semente ter uma seleção e especificidade variada que provoca o crescimento dos frutos, o solo também pode ter recebido nutrientes de plantações anteriores, influenciado na produção. São hipóteses que devem ser estudadas com mais detalhes”, afirmou o técnico.
Abóbora gigante em MT (Foto: Norma da Silva/Juaranet)Embrapa quer saber se o solo ou a semente favoreceram o crescimento (Foto: Norma da Silva/Juaranet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário