MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Haitianos recebem atendimento médico gratuito em Manaus


Alguns imigrantes não queriam ser atendidos por não saber da gratuidade.
Dados da Polícia Federal indicam que 4 mil haitianos vivem na capital.

Do G1 AM

Os hatianos que estão morando em Manaus começaram a receber neste sábado (11), atendimento médico gratuito realizado por profissionais e acadêmicos de medicina. Três universidades do Amazonas disponibilizaram trabalhadores. A diversidade de idiomas obriga que as consultas sejam feitas por pessoas bilíngues. Os haitianos falam língua crioula e o francês.
A acadêmica de medicina Karime Isper participou da ação. Em francês, ela entrevistou alguns haitianos. Segundo ela, o intercâmbio cultural é um benefício mútuo. "É importante para todos essa ajuda aos haitianos e a troca de informações", declarou.
Cerca de 40 mulheres passaram por exames para detectar doenças como aids, hepatite e sífilis. A haitiana Carline Julien ajudou os médicos. Ela era a única entre os imigrantes que falava um pouco o português.
Durante o atendimento os médicos relataram que muitos haitianos recusavam o benefício. Eles desconheciam a gratuidade do serviço.
De acordo com a Polícia Federal, cerca de quatro mil haitianos estão vivendo em Manaus. O apoio maior aos imigrantes vem ocorrendo por parte da Igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário