MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Família cearense viaja pelo mundo em barco e conhece 28 países


Família começou viagem em 2007 e já passou por 28 países.
Casal e duas filhas já deram meia volta ao mundo.

Gabriela Alves Do G1 CE

Cearenses estão Fortaleza e embarcam para Nova Zelândia para continuar viagem (Foto: Gabriela Alves/G1 Ceará)Família está em Fortaleza e embarcará para Nova
Zelândia em fevereiro (Foto: Gabriela Alves/G1 CE)
As aulas nas escolas começaram a pouco mais de uma semana, mas para as irmãs cearenses Luana e Marina vão durar apenas mais um mês. As meninas de 11 e 10 anos devem deixar Fortaleza neste mês de fevereiro para embarcarem por mais dois anos com os pais João Carlos, 54 anos, e Solange Macedo, 41 anos, no barco Casulo. A família cearense viaja pelo mundo desde 2007 e já passou por 28 países.
Os cearenses voltaram a Fortaleza no mês de dezembro depois de percorrerem no último ano 15 mil milhas náuticas dos Estados Unidos a Nova Zelândia, onde o barco modelo catamarã ficou para manutenção. “Queríamos viver com a sensação de liberdade”, conta João Carlos ao relatar o começo da aventura. Primeiro, o casal viajou de carro durante seis meses pelo Brasil e pela América do Sul. Depois da viagem, o engenheiro civil decidiu vender a construtura que era dono em Fortaleza e Solange deixou o cargo de professora universitária. O dinheiro foi investido em imóveis e, em 2003, o casal foi morar com as filhas na Nova Zelândia.
No país peninsular, João Marcos, aos 45 anos, começou um curso de velejo e Solange um Doutorado em Educação. “Não sabia nada sobre velejar. Aprendi tudo na Nova Zelândia que é um dos locais com maior experiência para velejadores”, conta João.
Depois de toda a preparação, a família partiu para viagem pelo mar em 7 de julho de 2007 de Les Sables-d'Olonne, na França, onde compraram o barco, em direção a outros países europeus e, depois, atravessaram o Oceano Atlântico. “Era uma sexta-feira treze. Nos primeiros dias, acabamos quebrando uma peça de outro barco, mas resolvemos logo e seguimos a viagem”, lembra o “capitão”. A primeira fase da viagem terminou em 2009, quando chegaram em Fortaleza.
Da capital cearense, a família partiu para a segunda fase da viagem em 2010 rumo aos Estados Unidos, passando pelo Caribe e Bahamas. A última fase da viagem começou em fevereiro de 2011 e seguiu por Cuba, México e Panamá até chegarem na Nova Zelândia. No último ano, a família relata que chegou a passar 18 dias em mar aberto quando atravessava o Oceano Pacífico.
“Esse último ano foi muito intenso, ficamos mais tempo no barco do que em terra. Hoje eu posso dizer que o barco é uma extensão de mim”, afirma João. Os dois filhos do primeiro casamento do cearense também acompanhavam os tripulantes em viagens nesses quatro anos.
Família cearense viaja pelo mundo de barco  (Foto: Arquivo Pessoal)Registros da família cearense na viagem pelo mundo de barco (Foto: Família/Arquivo Pessoal)
Aventuras e desafios
Além de não terem experiência no mar, um dos maiores desafios do casal foi pensar na educação das filhas. Nos meses que estão no barco, as meninas estudam todos os dias por meio de um sistema de educação à distância, desenvolvido na Nova Zelândia, e fazem as lições com a ajuda dos pais e da internet. A educação é dada em inglês, mas as meninas não perdem o contato com o português. Elas leem livros, escrevem e conversam com os pais na língua pátria.
Quando estão na temporada em terra firme, Luana e Marina frequentam as aulas em uma escola normal. “Sempre que podemos matriculamos as meninas em uma escola para elas não perderem o referencial”. As irmãs já estudaram no México, Tonga e Estados Unidos. “Eu faço amigas, depois de duas semanas eu tenho que dar adeus. E tem uma grande chance de que nunca vamos nos ver de novo”, lamenta Luana Lima, filha do casal. Os laços de amizades pelo mundo são mantidos com a ajuda do site oficial da família na internet e os relatos nos blogs das meninas. Luana, que pensa em ser escritora, conta as experiências por onde passa e Marina, futura estilista, deixa dicas de moda.
Pelo mundo, Luana e Marina fazem exercícios e aprendem lições do país que estão visitando, conhecem 'in loco' o que leem nos livros. “Elas 'mergulham' na história do local em que estão. Os professores sempre nos orientam a fazer isso com elas”, diz Solange. Entre as lições e aventuras inesquecíveis para toda a família, eles relatam a viagem à Grécia, a subida a um vulcão em atividade na Itália, banhos de cachoeiras no Taiti e com golfinhos e a diversidade da Ilha de Galápagos. “Vimos pela primeira vez uma baleia em Galápagos. Um leão marinho também já ficou hospedado no nosso barco”, conta a pequena Marina, de 10 anos.
Crianças viveram muitas aventuras nos 28 países que visitaram (Foto: Família/Arquivo Pessoal)Em uma das aventuras pelo mundo, Luana nadou com golfinhos no México. (Foto: Família/Arquivo Pessoal)
Ao lado das paisagens exuberantes, a “família Casulo” conta que a maior lição que teve foi aprender a viver com simplicidade. “Não precisamos de muito para viver feliz. Tinha dias em que éramos recebidos com banquetes e, em outros lugares, as pessoas só se alimentavam com peixe e água-de-coco", conta Solange. No barco, o guarda-roupa de Luana e Marina é uma gaveta. Os tripulantes têm funções no barco e tratam a própria água. "Nós mesmo cuidamos da nossa água com o dessalinizador e temos consciência ambiental”, conta Solange.
Mais alto
A família vai voltar em fevereiro para a Nova Zelândia. De lá, segue para a Austrália para o fim da viagem. João Marcos planeja seguir de barco por mais dois anos, revezando seis meses no mar e seis meses na terra. “Atualmente estou fazendo um curso de piloto. Quem sabe, na próxima etapa, a gente pode dar uma diferenciada e fazer alguns trechos pelos ares”, diz João Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário