MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Falésias de Beberibe atraem turistas e dinheiro para o Ceará


Pequenos empresários conquistam selo de qualidade para os negócios.
Sebrae ajudou a organizar entidade que reúne restaurantes locais.

Do PEGN TV

Em Morro Branco, praia que fica há 80 quilômetros de Fortaleza, as belezas naturais geram lucros para os donos de barracas da região. A praia ficou famosa por este monumento natural, conhecido como falésias de Beberibe.
As falésias são formações geográficas que aparecem com o encontro abrupto das águas do mar com a terra. As ondas desgastam a costa e formam escarpas altas e verticais. A erosão constante ao longo de anos e anos formou um longo labirinto de sete quilômetros.
Turistas do mundo inteiro vêm conhecer o lugar. Mas, até pouco tempo atrás, eles só fotografavam e partiam sem aproveitar a praia – tudo porque não havia infraestrutura.
A mudança chegou com o apoio do Sebrae e do trabalho em conjunto de todos. Agora, foram criados ambientes amplos e confortáveis nas barracas de praia. A gastronomia ficou refinada, e são oferecidos vários serviços, como a massagem.
“Hoje o nosso grupo é bem unido. (...) Nosso pensamento é que a união faz a força, e tudo o que a gente vai fazer a gente define todos juntos”, conta o empresário Lusiário Batalha.
Batalha Associação Amigos de Morro Branco. A entidade reúne cinco restaurantes da praia, que participam de um projeto do Sebrae cearense.
“O programa excelência na qualidade visa capacitar o empresário e seus colaboradores, para que eles possam atuar, cada vez mais com qualidade, e possam satisfazer cada vez melhor a sua clientela”, explica Carlos Paulino, do Sebrae de Fortaleza.
O primeiro investimento foi no visual: as cinco barracas têm piso de madeira, telhado de palha, móveis idênticos e cozinha moderna.
O Sebrae trouxe cursos de manipulação de alimentos e qualidade no atendimento, e também negociou um acordo entre os empresários e as operadoras de turismo. Agora os ônibus chegam sempre lotados: são 450 clientes por dia. Eles são distribuídos entre as cinco barracas, que oferecem o mesmo cardápio e o mesmo preço.
“Os turistas que chegam aqui são divididos igualmente, para que a renda seja melhor distribuída”, explica Batalha.
Com as mudanças, as barracas ganharam em 2011 o selo de qualidade em serviços. Agora, os empresários participam de feiras em todo o país para divulgar a praia do Morro Branco.
Hoje, a comida servida no local é referência no litoral nordestino. Com o cardápio padronizado, qualquer mudança precisa ser discutida por todos empresários.
Os demais empresários ouvem com atenção as idéias de lusiário batalha. Apesar de ser o líder do grupo, está no ramo há somente dois anos. Ele começou sem nenhum dinheiro e hoje emprega 13 pessoas.
“Eu procurei o Sebrae e eles me mandaram consultores, comprei o equipamento, o pessoal veio aqui fazer o projeto todinho da barraca, também todos os projetos eles fizeram para mim. E o Sebrae praticamente me mudou a vida”, conta.
O trabalho em grupo também gerou empregos indiretos: Os turistas fazem passeios de bugue pelas falésias. Hoje, já são 90 veículos circulando pela praia. E dezenas de artesãos aproveitam o bom momento. A expressão artística mais famosa da região é o desenho feito com areia natural.
“Agora nós temos aqui um turismo permanente, podemos dizer, todo dia tem movimento, o dia todo”, diz o artesão Davi Alves de Miranda.
O projeto excelência na qualidade, no Ceará, abrange outras 17 cidades e beneficia 190 bares, restaurantes, pousadas e hotéis. O Sebrae também vai fazer uma pesquisa para medir a satisfação dos turistas que chegam ao estado. É mais uma etapa na organização para a Copa do Mundo de 2014.
“São informações, são orientações, que é também de uma identificação de necessidade de mercado, de exigência de mercado, e o que está sendo orientado, está sendo aplicado, portanto a nossa expectativa é realmente que essa avaliação seja extremamente positiva”, diz Paulino, do Sebrae.

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