MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Ex-dependentes químicos montam centro de reabilitação gratuito


Local é mantido com ajuda de entidades, prefeitura e empresários.
18 homens estão em tratamento, que também oferece apoio às famílias.

Do G1 São Carlos e Região
Ex-dependentes químicos de São José do Rio Pardo montaram um centro de reintegração e capacitação para recuperar viciados. Com a ajuda de entidades, da prefeitura e dos empresários todo tratamento é feito de graça.
Ao todo, 18 homens estão em tratamento na clínica. O local, recém-inaugurado, oferece toda estrutura, a começar pela espiritual, seguindo os 12 passos dos Narcóticos Anônimos (NA). “Como se fosse uma filosofia de vida. São ferramentas fornecidas para as pessoas que têm esse tipo de problema e que tem dificuldades de lidar com as coisas corriqueiras do dia a dia, buscando a fuga nas drogas”, disse o coordenador terapêutico, Luiz Otávio Pereira Palhares.
O lugar tem piscina e áreas verdes. A única exigência dos coordenadores é que o dependente tenha realmente a vontade de mudar a vida.
Eles também têm atividades culturais e, em breve, terão cursos profissionalizantes. “De tomateiro agora no final do mês e eles vão sair com diploma do Senai”, disse o coordenador administrativo Edgar Caldeira Calligari.
A instalação foi preparada graças a parcerias com empresas de São José do Rio Pardo e
com o apoio da prefeitura, que oferece equipe de apoio.
O trabalho começou com o vice-presidente da entidade, Vanderlei Escudeiro, que já sentiu na pele a sensação de procurar e não encontrar ajuda. “A gente vai ter reuniões familiares explicando o que é a doença. A família adoece com eles, que querem tirar [o dependente das drogas] e não conseguem”, disse.
Todos os funcionários se envolveram na causa. “Eles precisam de carinho, amor, atenção, compreensão. Para eles sentirem que eles estão dentro de uma casa e que aqui é uma família”, disse a coordenadora operacional Cacilda Caruso.

Drogas
Em 2011, A Polícia Militar de São José do Rio Pardo atendeu 232 ocorrências de uso e tráfico de drogas. Cerca de 1,2 quilo de crack foram apreendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário