MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Especialistas em gestão ajudam comércios no Espírito Santo


Mutirão de especialistas ajuda comerciantes da região.
Em 2 anos, mais de 6 mil empresas foram atendidas pelo projeto do Sebrae.

Do PEGN TV

No Espírito Santo, especialistas em gestão ajudam a profissionalizar os negócios. Pequenas empresas seguem as dicas de consultores para melhorar o visual, o atendimento e crescer.

Um mutirão de especialistas ajuda comerciantes da região metropolitana de Vitória e dos municípios mais pobres do Espírito Santo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas

Empresas (Sebrae) leva o projeto Comércio Total para as localidades com menor IDH, o índice de desenvolvimento humano.

O programa surgiu para ajudar empreendedores que não buscam o auxílio de um consultor. Para eles, os negócios são simples ou pouco lucrativos. Mas, em dois anos, mais de 6 mil empresas foram atendidas pelo projeto do Sebrae e aumentaram o faturamento.

Cada empresário tem direito a duas consultorias e a um plano de negócios. Tudo de graça. “As pesquisas que nós realizamos mostraram que 86% aproximadamente das pessoas que participaram do projeto tiveram seu primeiro contato com o Sebrae através do Projeto Comércio Total. E esse é nosso objetivo. É levar o Sebrae até as empresas e não esperar que as empresas busquem os nossos escritórios”, diz Christiane Barbosa e Castro, do Sebrae em Vitória.
Entre as empresas beneficiadas, está a lan-house de Saulo Sodré Nunes. Numa consultoria de marketing, ele aprendeu a limpar o visual do ambiente, onde havia propagandas de companhias telefônicas, bancos e operadoras de cartões. Tudo foi para o lixo. Agora os cartazes mostram apenas os serviços prestados pela lan-house e os preços cobrados.

“Existia um excesso de informação no ambiente. Com a consultoria, isso pode ser analisado de forma melhor. Para que a gente pudesse trazer e manter apenas as informações realmente necessárias para o ambiente”, diz o empresário.

A estratégia destaca os serviços. Um deles é a digitação de currículos. E nessa área a empresa tem um diferencial. Mantém um banco de dados com todos os documentos. Assim o cliente paga a digitação apenas uma vez. Depois, quando precisar, paga só a impressão do currículo.

“Todo momento que nós imprimimos um currículo para o cliente, automaticamente já oferecemos para ele um envelope para que ele possa sair daqui com tudo aquilo que ele precisa”, explica o empresário.

Esses clientes ficam satisfeitos e se tornam fiéis à empresa. A lan-house atende 200 pessoas por dia. A maioria acessa a internet nas 12 máquinas disponíveis. Todos os computadores têm câmeras e fones de ouvido com microfones. Os clientes sentam em cadeiras confortáveis. Mas o fundamental para conquistar a clientela é a qualidade da conexão à internet.

Com o projeto Comércio Total, o faturamento da lan-house aumentou 60%.

Os usuários fazem conferências on-line, assistem vídeos e checam e-mails. “Aderimos à velocidade de 35 megas porque justamente nos preocupamos com isso. Porque aqui o cliente acessa muito mais conteúdo em um menor espaço de tempo”, diz Nunes.

Outra empresa beneficiada pelo trabalho do Sebrae é um armarinho, bem no centro de Vitória. As irmãs Cleidemar e Linda Elizeu Miguel têm o negócio há oito anos. Uma consultoria de atendimento ao cliente mudou tudo. “Antes, a gente achava que na hierarquia os proprietários eram os mais importantes da empresa. Hoje nós aprendemos que nós dependemos do cliente e ele é o principal”, avalia Linda.

E a clientela é grande. Todo dia, 300 pessoas compram botão, zíper, linha. É uma variedade enorme de produtos que são muito pequenos. Por isso as sócias pediram ao Sebrae uma consultoria para organizar o estoque. Agora as informações estão no computador.

“Hoje o cliente quer determinada mercadoria, só consultamos no estoque se tem ou não, quantidades. Antes a gente perdia o tempo de procurar, voltar e dizer que não tem. E ainda perco os outros clientes que estão esperando”, revela Cleidemar.

Com o estoque organizado, as empresárias decidiram estudar gestão. Hoje elas conseguem planejar o futuro do negócio. “Nós aprendemos a ter controle de tudo. Do que compra, o que vende, o que gastamos, o que é despesa fixa, o que é despesa variável. Essas coisas ajudaram a ter noção do que realmente é a vida da nossa empresa”, diz Linda.

Estas mudanças aumentaram o faturamento do armarinho em 20%. O próximo passo é ampliar o negócio. A idéia é aproveitar o espaço para oferecer alguns cursos. E vender matéria-prima para os alunos.

Esse sucesso vai ser levado para outras empresas. Neste ano, o trabalho do Sebrae com o comércio popular continua. “O Sebrae agora ele firmou um convênio com a Aderis, que é a Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo, que é uma autarquia ligada ao governo do estado, para fortalecer o projeto. E o valor total do convênio é de R$ 2,2 milhões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário