MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Em GO, doença provocada por fungos prejudica cultivo da soja


No sudoeste do estado, mofo branco preocupa agricultores.
Fungo é resistente e seca a planta até que ela morra.

Do Globo Rural

Na fazenda do agricultor Silvio Wegner, em Rio Verde, sudoeste de Goiás, a soja foi plantada em uma área de 1.070 hectares. A colheita do grão já começou, mas um parasita trouxe preocupação na propriedade: o mofo branco atingiu a lavoura em reboleiras.
O fungo fica hospedado dentro de uma estrutura que mais parece uma sementinha, encontrada dentro do caule da planta. Essa estrutura corta os canais internos, que levam a seiva para a parte superior.
Para diminuir o ataque da doença, Silvio fez controle com fungicida, um custo de R$ 105 a mais por hectare.
O mofo branco também trouxe problemas no município de Montividiu. Na lavoura de Oscar Durigan foram feitas três aplicações de fungicida, mesmo assim o fungo provocou perdas na produtividade.
Uma das dificuldades é aplicar o fungicida nas lavouras que ficam adensadas. O mofo se localiza na parte de baixo das plantas e nem sempre o fungicida chega até lá.
A luta contra a doença promete ser longa, mas o que os pesquisadores já descobriram é que o fungo tem uma estrutura muito resistente, que pode durar até oito anos no solo para infectar as plantas.
Nos anos mais chuvosos e nas áreas onde já ocorreu o mofo em safras anteriores, os técnicos da Embrapa dizem que as pulverizações deveriam ser antecipadas para a época da floração. Depois que a doença se instala na lavoura, o controle fica difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário