MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Blocos de ruas saem nos quatro dias de carnaval em Fortaleza


Nos bairros da Praia de Iracema e Benfica, blocos saem durante o Carnaval.
Foliões do 'Sanatório Geral' brincarão na segunda (20) e na terça-feira (22).

Do G1 CE

Bloco Luxo da Aldeia reúne foliões e fãs de compositores cearenses (Foto: Rubens Venâncio/Divulgação)Bloco Luxo da Aldeia reúne foliões também durante
o Carnaval (Foto: Rubens Venâncio/Divulgação)
Os foliões de Fortaleza podem reservar energias e fantasias para brincar com blocos de rua também durante os quatro dias de carnaval. Depois de quatro fins de semana de pré-carnaval, os tradicionais bairros da Praia de Iracema e do Benfica vão receber os blocos 'Num Ispaia Sinão Ienche', 'Tambores Ancestrais na Noite Escura', 'Luxo da Aldeia' e 'Sanatório Geral'.
O Largo da Dona Mocinha, tradicional reduto do samba na Praia de Iracema, de sábado (18) a terça-feira (22), será um dos polos da programação oficial do Carnaval de Fortaleza. Das 16h às 22h, entre as ruas Padre Climério e João Cordeiro, o Bloco 'Num Ispaia Sinão Ienche' animará com samba, choro, marchinhas carnavalescas e sambas enredos.
  •  
Bloco 'Num Ispaia Sinão Ienche' animará com samba, choro, marchinhas carnavalescas e sambas enredos (Foto: Waleska Santiago/Agência Diário)Bloco 'Num Ispaia Sinão Ienche' animará com
samba, choro e marchinhas carnavalescas
(Foto: Waleska Santiago/Agência Diário)
No bairro do Benfica, outro polo será montado. Com o repertório exclusivo de compositores cearenses como Ednardo, Belchior, Fagner, Fausto Nilo, Petrúcio Maia e Evaldo Gouveia, o bloco Luxo da Aldeia também se apresenta no carnaval deste ano no sábado (18) e segunda (20), das 14h às 18h, em frente ao bar do Chaguinha. Na meia-noite da segunda (20) e da terça-feira (21), o bairro receberá, na Praça da Gentilândia, a tradição de grupos de maracatus da cidade no 'Tambores Ancestrais na Noite Escura'.
Sanatório Geral
O bloco Sanatório Geral também sai no Bairro Benfica. Fora da programação oficial da Prefeitura, o bloco conquista foliões desde 2007 e surgiu da ideia de um grupo de amigos que sempre se reunia no carnaval. “Pensamos em uma brincadeira com a música e o imaginário com o bairro. Na rua, todo mundo é livre, todo mundo usa a fantasia que quiser”, diz o jornalista Danilo Patrício, um dos organizadores do bloco.
Por ser independente, o Sanatório Geral não conta com apoio de patrocinadores. Os custos para sair são pagos com a venda de cds, camisas, adesivos, ímas e bolsas com a marca do bloco. Nos dois primeiros, o Sanatório Geral saiu no pré-carnaval da capital. A partir de 2009, o bloco apostou em reunir os brincantes nas ruas do Benfica também durante o Carnaval. Em 2012, o Sanatório sai no domingo (19) e na terça-feira (21), das 10h às 15h, na Praça da Gentilândia.
Foliões do 'Sanatório Geral' brincarão na segunda (20) e na terça-feira (22).  (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)Foliões do 'Sanatório Geral' brincarão na segunda (20) e na terça-feira (22). (Foto: Kiko Silva/ Agência Diário)
Os versos “Loucura é cura pra qualquer normal. A liberdade é deixar viver o que a gente é” são cantados por fantasiados de todas as idades e personagens conhecidos na História do Brasil ou só por quem passa pelo Bairro Benfica. No Sanatório Geral, os foliões dividem as brincadeiras com presenças ilustres do Roberto Carlos da Gentilândia – cover do Rei, dos bonecos gigantes de Antônio Conselheiro e de Freud – que qualquer semelhança com personalidades de Fortaleza é mera coincidência, e da famosa Lagarta de Fogo.
“A Lagarta de Fogo é uma fantasia coletiva. Todo mundo interage. Os próprios foliões dão movimento a ela”, explica Danilo. Quando o símbolo com um longo túnel de tecido aparece no bloco é a hora dos foliões desfilarem pelas ruas do bairro. A música da Lagarta de Fogo e outras composições com humor e críticas não podem faltar no repertório, como 'Ai que saudade do Veneranda' e ' Fortaleza Aquática'. “As músicas são compostas naturalmente. O melhor é que no Sanatório a gente leva na brincadeira o que não pode ser levado a sério mesmo”, diz o organizador.
Confira a programação de blocos que saem no Carnaval de Fortaleza:
Sábado (18)
Num Ispaia Sinão Ienche
Das 16h às 22h, entre as ruas Padre Climério e João Cordeiro – Bairro Praia de Iracema
Luxo da Aldeia
Das 14h às 18h, Rua Padre Francisco Pinto – Bairro Benfica
Domingo (19)
Num Ispaia Sinão Ienche
Das 16h às 22h, entre as ruas Padre Climério e João Cordeiro – Bairro Praia de Iracema
Sanatório Geral
Das 10h às 15h, Praça da Gentilândia - Avenida da Universidade – Bairro Benfica
Segunda (20)
Num Ispaia Sinão Ienche
Das 16h às 22h, entre as ruas Padre Climério e João Cordeiro – Bairro Praia de Iracema
Luxo da Aldeia
Das 14h às 18h, Rua Padre Francisco Pinto – Bairro Benfica
Tambores Ancestrais na Noite Escura
Às 24h, Praça da Gentilândia – Avenida da Universidade - Bairro Benfica
Terça (21)
Num Ispaia Sinão Ienche
Das 16h às 22h, entre as ruas Padre Climério e João Cordeiro – Bairro Praia de Iracema
Sanatório Geral
Das 10h às 15h, Praça da Gentilândia – Bairro Benfica
Tambores Ancestrais na Noite Escura
Às 24h, Praça da Gentilândia – Bairro Benfica

Nenhum comentário:

Postar um comentário