MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de março de 2012

Só 2 hospitais no DF têm material de limpeza das mãos, diz Anvisa


Levantamento feito pela internet teve participação de 19 instituições do DF.
No país, 66% dos estabelecimentos não controlam higiene de profissionais.

Do G1 DF, com informações do BDDF

Apenas dois hospitais do Distrito Federal entre 19 pesquisados têm material de limpeza para mãos e dão orientação adequada aos funcionários sobre higiene, segundo pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A pesquisa foi feita pela internet. O formulário, fornecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ficou no site da Anvisa por quase oito meses. A participação foi voluntária.
De acordo com o levantamento, em 68% dos estabelecimentos de saúde do Brasil não têm verba específica para capacitação e treinamento de funcionários sobre higienização em 66% não há controle sobre o número de profissionais que limpam as mãos e a com que frequência.
A presidente da Associação Brasiliense dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia, Isabela Rodrigues, afirma que o trabalho nas instituições de saúde será intensificado este ano. “O paciente infectado pode através das mãos dos profissionais disseminar aquele germe para toda uma unidade. É o que a gente chama de surto”, disse.
Desde 2009, o Hospital Universitário de Brasília tem um programa que alerta os funcionários sobre a importância desse hábito de higiene.
Para a dona de casa Sidiney Silva, o cidadão tem de ter um atendimento de qualidade dos profissionais de saúde. “A gente tem que proteger a saúde da gente. É tão dificultoso a gente conseguir o atendimento médico, quando consegue tem que ser de excelente qualidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário