MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 4 de março de 2012

Réveillon fora de época reúne cerca de 20 mil pessoas em praça de Curitiba


Polícia Militar registrou apenas duas reclamações de perturbação do sossego.
Canteiros de flores foram destruídos e garrafas de bebidas ficaram jogadas.

Do G1 PR, com informações da RPC TV

Réveillon fora de época reúne cerca de 20 mil pessoas em praça de Curitiba (Foto: Adriano Gomes e Reprodução/RPCTV)Mais de 20 mil pessoas estiveram na Praça da Espanha no sábado (3). Neste domingo (4), imagens mostram a sujeira provocada pelo evento (Foto: Adriano Gomes e Reprodução/RPCTV)
Cerca de 20 mil pessoas se reuniram na Praça de Espanha, em Curitiba, entre a noite de sábado (3) e a madrugada deste domingo (4) para participar da comemoração do 'Réveillon Fora de Época'. Esta foi a segunda edição da festa que, assim como a primeira em 2011, foi divulgada internet. A festa é organizada em homenagem a referência de que o ano só começa para o brasileiro depois do carnaval.
De acordo com a Polícia Militar (PM), foram registradas apenas duas ligações para a central 190 sobre perturbação do sossego durante a madrugada.

A meia-noite houve queima de fogos e alguns participantes se banharam no chafariz da praça. Homens da PM e da Guarda Municipal fizeram a segurança da festa, bloquearam algumas ruas de acesso a praça, e a Prefeitura de Curitiba instalou banheiros químicos.
Na manhã deste domingo (4), equipes da coleta de lixo da prefeitura trabalhavam na limpeza da Praça da Espanha. A maioria dos canteiros de flores foram destruídos, havia muitas garrafas de bebidas alcóolicas e lixo deixados no chão.
Uma moradora das proximidades, que estava na praça esta manhã, se disse triste ao ver o resultado do evento. "Dá vontade de chorar. Está muito feio, muita sujeira, muito caco de vidro. Todo mundo tem o direito de se divertir, mas eles tinham que ter mais cuidado", comentou Vera Tedeski.
"Isso até atrapalha a imagem de Curitiba de ecologicamente correta, cidade limpa, e essa imagem vai ser vista fora. Não é isso que eu vejo todo dia aqui. Isso aí já fugiu um pouco do controle", relatou o engenheiro Paulo Contin.
Para a funcionária pública Sali Kucinski, a limpeza e reorganização do local é responsabilidade da prefeitura e apoia o evento. "Acho que é só programar a revitalização pra depois da festa, tem que dar uma cuidadinha. O povo precisa se reunir. A festa é bonita", disse.
Durante a semana, a Prefeitura de Curitiba informou que a praça não tem capacidade para suportar o evento, que deve contar com mais de 10 mil pessoas. E o Ministério Público estadual também tentou impedir a reunião, porém, como não haveria tempo hábil para informar as milhares de pessoas que confirmaram presença, a festa foi mantida.
Em 2011, oito mil pessoas participaram da festa ao ar livre e os comerciantes da região reclamaram. “A praça estava muito suja, muitas garrafas, o pessoal tinha pisado nas flores”, contou Cíntia Peixoto que é presidente da Associação Comercial da Praça da Espanha. Peixoto destacou que os empresários são simpáticos ao evento, mas desejam que a ordem da praça seja mantida. No último ano, não havia agentes de trânsito nem policiais ou guardas municipais no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário